Dando continuidade na vacinação contra a Covid-19 da população em geral de Rolândia, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou as imunizações dessa primeira semana de agosto com algumas mudanças. Ao contrário do que ocorreu até então, as primeiras doses agora estão sendo aplicadas exclusivamente em pessoas de uma única faixa etária por dia, para agilizar as filas nos locais de vacinação.
“Há algum tempo a gente já vem trabalhando nessa divulgação e pedindo para a população comparecer apenas no dia da sua faixa etária. Isso porque nós temos um cadastro e estimamos as doses que temos disponíveis de acordo com o número de pessoas cadastradas”, explicou a secretária de saúde Paloma Pissinati.
A segunda-feira (02) foi o último dia vacinação anti-covid no velho estilo: o público-alvo foram as pessoas de 34 anos ou mais, ou seja, mesmo quem tivesse mais de 34 anos e estivesse cadastrado poderia ser vacinado. Nesse dia foram imunizadas 1221 pessoas. Já na terça (03), a imunização foi exclusivamente para pessoas com 33 anos; na quarta (04), as pessoas com 32 anos poderão se vacinar e na quinta (05) é o dia da faixa etária de 31 anos. As ações ocorrerão todos os dias no Centro Municipal de Vacinação na Rua Tupi, ao lado do PA 24 horas, das 8:30 às 20:00 horas
Repescagem
“As pessoas que vierem no dia que não atende a sua faixa de idade não serão vacinadas”, alertou Paloma. Isso equivale a dizer que uma pessoa de 33 anos que perdeu a sua data na terça-feira, não poderá ser vacinada na quarta, dia dos 32 anos, ou na quinta, dia dos 31. “Para essas pessoas haverá a repescagem. Nesta sexta (06), a repescagem atenderá o público de 31 a 33 anos que não conseguiu ser imunizado durante a semana”, ressaltou Paloma. A repescagem será também no Centro de Vacinação da Vila, das 08:30 às 16:00. Para pessoas de idades superiores a 33 anos, a Saúde irá fazer uma Super-repescagem, mais ainda sem data marcada.
Paloma explicou que as mudanças nessa estratégia de vacinação precisaram ser feitas para otimizar o atendimento nos dias de imunização. “O que tem acontecido é que muitas pessoas estão vindo se vacinar em dias que não são de sua faixa etária, ou algumas chegam, ficam na fila, e no momento de se vacinarem se recusam a receber a dose, por variados motivos, até mesmo por contada marca da vacina. Isso dificulta muito o nosso trabalho em avançar nas faixas etárias”, informou Paloma.
Antes de ir se vacinar, é preciso se cadastrar no site da prefeitura municipal e no dia de receber a dose, é importante levar documento com foto, comprovante de residência e carteira de vacinação.
Vacinas
No início desta semana, a Saúde de Rolândia buscou 2242 doses de vacina para aplicar como primeira dose na população em geral. “Nós estamos contando com elas para dar continuidade nessas faixas etárias e por isso estamos passando essa programação até sexta-feira”, afirmou Paloma Pissinati.
Cadastro
O cadastramento da população em geral com mais de 18 anos deve ser feito no site da prefeitura e é bem simples, mas deve-se anexar a imagem de um documento com foto e de um comprovante de residência. Abaixo, um link que vai diretamente para o cadastramento.