Ex-funcionários que trabalharam na empresa de maio de 2018 a agosto de 2020 devem procurar o sindicato para mais informações sobre acordo coletivo
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Arapongas e Rolândia (STIAAR), que fez um acordo coletivo por meio de ações trabalhistas com a empresa Granjeiro, está solicitando que os ex-funcionários, que atuaram na empresa entre o mês de maio de 2018 até agosto de 2020, que procurem com urgência o Sindicato para mais informações a respeito do assunto.
O JR conversou com o presidente da STIAAR, Anderson Zanelato, para entender melhor sobre o caso e saber quais ações judiciais foram feitas contra a empresa na época. “O sindicato ingressou com três ações coletivas contra a empresa. A primeira ação é referente à greve dos caminhoneiros de 2018, a outra ação é referente a adicional de insalubridade e a outra é uma discussão sobre piso regional”, explicou Anderson.
Quanto à alegação dessa primeira ação sobre à greve dos caminhoneiros, o presidente informou que na ocasião a empresa convocou os trabalhadores para trabalhar, mas sem uma prévia negociação com o sindicato. “Na época o sindicato ajuizou uma ação inclusive, essa chegou até a ter sentença no Tribunal Regional do Trabalho em que ganhamos, e aí a empresa foi condenada a pagar hora extra esses dias que eles obrigaram o pessoal a ir”, contou.
O presidente explicou que a sentença desse julgamento saiu recentemente e como já havia essas outras duas ações pendentes, a Granjeiro fez uma proposta de acordo para resolver as três ações de uma vez, que envolvem aproximadamente três mil trabalhadores. “Tenho uma lista com todas as pessoas envolvidas e os preços de negociação variam muito para cada uma, tem pessoas por exemplo que vão receber novecentos reais, outras, mais de mil reais (…). O valor total desse acordo seria um pouco mais de um milhão de reais referente às três ações juntas”, informou.
Anderson ressaltou que, desses três mil trabalhadores, até agora apareceram poucas pessoas no sindicato para receber o acordo. Por isso, ele pede que os trabalhadores que trabalharam na empresa no período citado procurem o sindicato presencialmente na Rua Duque de Caxias, nº 32, no centro de Rolândia. O STIAAR funciona de segunda a sexta, das 08h às 11h30 e das 13h às 18h00. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (43) 3255 – 1877 e WhatsApp (43) 9. 9803 – 9019.