As obras no Centro de Convivência do Idoso devem começar ainda esta semana e reforma custará cerca de R$ 200 mil
O Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Rolândia, localizado no Domingos Neves, iniciará uma ampla reforma a partir da próxima semana. Na segunda (13), o prefeito Ailton Maistro (PSL) assinou uma Ordem de Serviço (OS) que autorizou o início da reforma no local. A reforma tem prazo de seis meses e será feita pela empresa Pottencial, de Apucarana.
O secretário de Assistência Social, Diego Silva, explicou de onde vieram os recursos, cerca de de 200 mil reais, para a obra. “Parte do valor veio por meio de emenda do deputado federal deputado federal Edmar Arruda, prevista para ser paga há mais de um ano. Pedimos ao deputado federal Felipe Francischini falar com o Ministro da Cidadania e liberar esse pagamento”, explica o secretário.
A obra contempla reforma dos banheiros, ampliação da cozinha, da área de serviço, implantação de banheiro com acessibilidade na varanda, ampliação das áreas fechadas, e disposição de itens de acessibilidade como corrimão e rampas e novos alambrados. Diego afirmou que provavelmente a obra será entregue antes do prazo previsto, pois a empresa firmou um compromisso de agilizar a construção e entregá-la o quanto antes. “O que não está contemplado na obra o município vai fazer com recursos próprios. Vamos revitalizar todo aquele espaço, e deixar algo mais aconchegante e mais bonito no retorno dos atendimentos aos idosos”, ressaltou.
Recadastramento
O secretário explicou que já está sendo realizado o recadastramento dos usuários do CCI. “Nesse momento, temos 250 usuários cadastrados, os profissionais da secretaria já estão fazendo esse recadastramento para atualizar endereço, telefone de contato. Também estamos fazendo um planejamento de um possível retorno até o final do próximo mês, dependendo da questão da pandemia”, revelou o secretário.
Se houver segurança em relação à pandemia, o retorno das atividades do local vai ser feito de maneira bem eficaz, separada por grupos. “Vamos organizar alguns dias na semana e fazer pequenos grupos para não voltar com todo o público de uma vez. E estamos também definindo os locais provisórios para essas atividades até que fique pronta a obra”, ressaltou.
Nova coordenadoria
O secretário também pontuou que ainda essa semana será anunciada a nova coordenadoria do CCI. O local estava sem uma coordenadora desde a suspensão das atividades devido à pandemia. A nova coordenadora será a assistente social Daiane Cirilo de Souza, que já atua há 15 anos na profissão. A profissional possui três especializações. Atualmente Daiane está finalizando mestrado em Políticas Sociais e concluindo graduação em Gerontologia Especialista em Envelhecimento, e já trabalhou no CCI dois anos (2017/ 2019), como assistente social.