Priorizando os cuidados com os protocolos de saúde sanitária, município não teve comemorações nesta segunda, 11 de outubro
O prefeito de Cambé, Conrado Scheller, (45), falou com a equipe do JR sobre o aniversário da cidade, comemorado nesta segunda-feira (11), data em que o município completa 74 anos. Devido à pandemia da Covid-19, não houve a realização de ações festivas, como tradicionalmente é feito, pois a preocupação do gestor é ainda em relação aos cuidados com vírus, evitando que os números de casos aumentem na cidade.
“O que nós decidimos esse ano que é que nós não teríamos condições de brincar com a pandemia e fazer um aniversário da cidade de uma forma irresponsável, que causasse aglomeração, e que fizesse a gente voltar à estaca zero diante de tudo que foi feito até agora. Não podemos ter memória curta porque nós achávamos que tinha passado por uma pandemia, mas ela retornou e veio mais cruel ainda”, afirmou o prefeito.
Scheller afirma que a vacinação vem auxiliando muito na redução dos casos de óbito, porém a pandemia ainda é uma realidade. “A cidade de Cambé não vai participar desse fomento de aglomeração. As pessoas têm o direito de se divertir, mas o aniversário da cidade será feito nesse ano em um formato de festa da solidariedade”, ressaltou Scheller.
Para o prefeito, nesses 10 meses de mandato, o principal desafio foi, e é, a pandemia. “A pandemia ofuscou outras demandas que existem na cidade, ela ocupou muito do meu tempo, tirou orçamentos de setores como a cultura e o esporte e tivemos que fazer um remanejamento orçamentário”, explica.
De qualquer forma, Scheller confessa que o problema de saúde não impossibilitou que a administração fosse feita e que os serviços fossem prestados e melhorados para toda a comunidade. “Tivemos obras em andamentos como a construção do viaduto e outras intervenções estruturais que melhoram os serviços públicos. A coleta de lixo domiciliar hoje é feita por um serviço 100% terceirizado”, comemora o prefeito.
Scheller afirmou que sua administração preza muito pelo acolhimento serviço público para todos, especialmente para a população de baixa renda. “Nos CRASs, o que priorizamos é que o servidor público realmente desenvolva a essência do serviço público. Quem passou no concurso sabe que vai ter que lidar com gente e que precisa trabalhar em meio aos padrões de ética, e aos padrões da dignidade em prol das pessoas”, alertou.
Na parte econômica, o prefeito afirma que muitas melhorias também estão ocorrendo. “Nós melhoramos a nossa arrecadação, tivemos a implantação de novas empresas. Fizemos o Refis e vendas subsidiadas de terremos públicos para a iniciativa privada com 50% do valor e pagamento parcelado. Na nossa gestão, os empresários perceberam que existe segurança administrativa e financeira”, concluiu o prefeito de Cambé.
Solidariedade marca data
O aniversário de Cambé em 2021 será marcado pela festa da solidariedade. A cidade comemora seus 74 anos de emancipação política neste dia 11 e, no lugar de shows e demais eventos que já fazem parte da cultura do cambeense, a celebração será em forma de ajuda ao próximo, com uma grande festa de arrecadação de alimentos ou produtos de limpeza, que serão distribuídos posteriormente à população mais carente.
O “Celebra Cambé 74 anos” será nesta terça-feira, dia 12 de outubro, das 9h às 12h, no modelo drive thru, em quatro pontos da cidade: Rodoviária (Avenida Brasil, 1336 – Vila Salomé), Centro da Juventude (Avenida Pedro Viriato Parigot de Souza, 953 – Jardim Castelo Branco), UBS do Cambé IV (pela Rua Eugênio M. Fadel, 65) e Espaço da Família “Neide Dalto Scheller” (Rua Caçadores esquina com Rua Equador, no Jardim Santo Antonio). Podem ser doados alimentos não perecíveis e produtos de limpeza em um destes 4 pontos.
Quem participar ganhará brindes e também concorrerá a prêmios. Haverá ainda distribuição de refrigerantes e muita animação. O objetivo é arrecadar o maior número possível de itens para poder fazer a festa de muitas famílias.
A decisão de fazer um aniversário solidário se deu devido à pandemia de Covid-19 e seus reflexos sanitários e econômicos. A secretária de Educação e de Cultura de Cambé, Estela Camata, que encabeça a organização, lembra que os cerca de 10 mil alunos da rede municipal e suas famílias vão participar com doações e com apresentações culturais.
A “Celebra Cambé 74 anos” é organizada pela Prefeitura Municipal de Cambé, com a participação de todas as secretarias municipais. O evento conta com o apoio da Câmara de Vereadores, Associação Comercial e Industrial de Cambé (ACIC) e diversas entidades de classe e sociedade civil em geral.