Memórias do Padre Zé
O Projeto AMOR (Associação do Menor Operário de Rolândia) /ZONA VERDE tinha sido criado em 2007 com o intúito de oportunizar trabalho aos jovens de idade entre 16 a 18 anos, que estejam estudando e buscam o primeiro emprego com carteira assinada conforme CLT. O projeto, idealizado pelo Claudio José Batista (Sorria) e tendo o apoio e parcerias com empresas, comércio e pessoas comprometidas com causas sociais funcionava, no contra turno escolar, com palestras, reforço escolar e atividades esportivas, criando assim um ambiente sadio e familiar. Minha função, além de integrar a equipe de coordenação, era também transmitir aos jovens a orientação religiosa.
Porém, após uns 10 anos de bom funcionamento, onde centenas de jovens das periferias da cidade conseguiram integrar o mercado do trabalho ou se formar nalguma Faculdade, o projeto foi se tornando deficitário financeiramente. Isto aconteceu devido a algumas razões, tais como, a falta de apoio e incentivo de alguns comerciantes e usuários do estacionamento regulamentado no sentido do não pagamento das horas utilizadas por seu veículo na vaga, impedindo, assim, um melhor fluxo nas vagas disponíveis para o consumidor e a população de um modo geral. Ouro fator importante foi a falta de uma legislação municipal efetiva para penalizar (multa) aos usuários que não pagam, como já existi nas cidades vizinhas.
Devido a estes fatores, a AVOCAR (Associação de Voluntários da Caridade), entidade mantenedora, infelizmente, teve o desgosto de informar que a ZONA VERDE iria encerrar suas atividades e devolver à sociedade jovens que estavam trabalhando honestamente para terem um futuro melhor, longe das drogas e da marginalidade das ruas. A esta altura, a diretoria da AVOCAR manifestou sua gratidão a todos aqueles que, ao longo destes anos, contribuíram e incentivaram os jovens a trabalhar com dignidade e os efetivaram em suas respectivas empresas.
Assim, a AVOCAR criou novo sistema de atuar no campo social, sob a orientação de Neivaldo Bertocchio e Claudemiro Matiello, através de parceria com o Banco SICOOB, assinada no dia 3 de novembro de 2016. Com o nome de ESPAÇO SOCIAL, este projeto visava atender toda a Comunidade que tenha interesse em aprender ou ocupar seu tempo ocioso com atividades esportivas ou de geração de renda. Localizado junto com a sede da Avocar, de propriedade da Sociedade São Vicente de Paulo (Vicentinos), este Espaço oferecia escolinha de Futebol para crianças de 8 a 11 anos no período da tarde e cursos de design de sobrancelha, cabelereiro e manicure para maiores de 18 anos como geração de renda, com certificado.
O Projeto SOAME/Tigre Vermelho, integrado à AVOCAR, depois de ter ficado parado durante quase dois anos devido as restrições da pademia, voltou a funcionar neste ano de 2021, no CRAS do Jardim San Fernando com 40 crianças sob a coordenação da competente e animada voluntária Maria Luiza de Oliveira Muller. Tem oficinas de Capoeira, Teatro e Canto coral, evitando, assim, a ociosidade destas crianças em período que não estiverem na escola.
“Não dê peixe; ensine a pescar”.