Novo estoque de enxoval personalizado pode suprir, pelo menos, três vezes o número de leitos do Hospital São Rafael, de Rolândia
O Hospital São Rafael de Rolândia fez uma troca dos seus antigos enxovais e está com o estoque totalmente renovado. Além disso, dentro dessa repaginação da estrutura interna que está ocorrendo na instituição, foram renovados também os uniformes dos colaboradores privativos que atuam no HSR e todos os pacientes agora têm pijamas novos.
Os novos enxovais, que vão atender os 74 leitos ativos do hospital, já estão em uso e têm capacidade para suprir a necessidade de aproximadamente 300 leitos. O valor de investimento para essa reforma ultrapassou a casa dos 60 mil reais e é proveniente de emendas parlamentares que chegaram até a instituição.
“Nós conseguimos um número de enxovais excelente. Ele é todo personalizado e de muita qualidade, pois são todos de algodão. Além dos lençóis, há também fronhas, toalhas de banho, toalhas para o rosto e mãos, e pijamas”, explica Gilberto Vicente Berg, gerente de Enfermagem do hospital. “Agora nós temos até um pijama personalizado para as crianças com desenho de cachorrinho. Tudo bem bonito e de qualidade”, comemorou o gerente.
A enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospital (SCIH), Jaqueline Meira Uelse dos Santos, ressalta que essa mudança veio realmente para dar mais conforto e qualidade aos pacientes que passam pelo HSR. “Agora o familiar que tem um parente internado aqui no hospital não vai precisar mais se preocupar em trazer alguma peça de roupa, pois teremos esse pijama para oferecer. Além do conforto, também estamos pensando na família não precisar ter essa preocupação a mais”, afirma.
Os profissionais ainda informaram que a mudança de enxoval foi extremamente importante para os pacientes, especialmente aquelas mais dependentes. “Temos pacientes que chegam a ficar trinta dias aqui no hospital e, por isso, temos que ter esse cuidado. Hoje o tratamento nesse sentido será como se fosse em um hotel. Quando o paciente chegar nós vamos entregar para ele um kit com as toalhas de qualidade e um pijama”, pontuou a enfermeira Jaqueline.
Já a mudança dos uniformes foi feita com recursos próprios do HSR. “Hoje nós determinamos no hospital e até fizemos uma capacitação em relação a isso, que todos precisam estar uniformizados. Só não é uniformizado hoje quem trabalha em áreas críticas, como, por exemplo maternidade, centro cirúrgico e pronto socorro. Nesses locais é o privativo que nós fornecemos”, revelou Gilberto Vicente.
Jaqueline também falou sobre a mudanças nos uniformes e como essa reforma vai ser importante em vários aspectos, inclusive na segurança. “Pensamos muito também na segurança dos funcionários, essa mudança de uniformes ocorreu para que eles não precisem ir embora do hospital com roupa contaminada e possam levar alguma contaminação para dentro de suas casas”, concluiu Jaqueline.