Cambé tem ações no Dia D de Combate à Dengue

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Saúde
  6. /
  7. Cambé tem ações no...

Prefeitura promove ações, neste sábado, com orientações para a população sobre os cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde está programando ações em prol do Dia Nacional de Combate à Dengue, marcado para este sábado, dia 27 de novembro. A intenção é orientar a população sobre os cuidados com o mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti) e os meios para evitar que ele se prolifere. No sábado, a pasta vai montar uma barraca no calçadão do Centro e uma blitz educativa vai ser organizada em dois pontos da cidade – Avenida Inglaterra e Avenida Gabriel Freceiro de Miranda. A população vai receber panfletos e adesivos com orientações, além de sanar dúvidas e receber informações sobre os mutirões.

Daniela Borges Rigone, coordenadora das Ações de Campo do Setor de Endemias, explica que o trabalho vai ser semelhante ao que já vem sendo feito nas casas. “É uma ação educativa e com o intuito de realmente conscientizar as pessoas”, pontua. O último Levantamento Rápido de índices para Aedes aegypti, de outubro, mostrou que a cidade atingiu um Índice Predial de 1%, indicando que, estatisticamente, 6.282 imóveis da cidade possam ter criadouros ativos do mosquito da dengue.

Os números apontam que a cidade está em estado de alerta para a doença. Rigone explica que esses dados são fundamentais para organizar estratégias de prevenção e combate ao mosquito, ainda mais nesses meses mais quentes e com maior volume de chuvas. “Vamos abordar motoristas, pedestres, lojistas e quem passar para que essas informações essenciais sobre a dengue alcancem o maior número de pessoas”, ressalta.

Daniela Rigone pontua que o combate à dengue deve ser feito diariamente e que a participação ativa das pessoas é fundamental na eliminação dos criadouros do mosquito. “Nós temos que cuidar das nossas casas, dos espaços comunitários e públicos, só com isso podemos diminuir a incidência do mosquito e da doença”, concluiu.

O município também continua com seus Mutirões contra a Dengue com o recolhimento de lixo que possam servir de nascedouro para o Aedes. Esses mutirões estarão em vários bairros da cidade em datas programadas (leia matéria ao lado).

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Saúde

Dengue: Arapongas tem óbito

Município registra morte de homem de 80 anos, que tinha comorbidades Na terça-feira (1), a Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde,

Saúde

Arapongas adquire 1,4 mil equipamentos de Saúde

Prefeitura de Arapongas adquire quase 1.500 equipamentos para fortalecimento de sua saúde pública prefeito de Arapongas, Rafael Cita, acompanhado pelo secretário municipal de Saúde, Carlos