O JR comparou a cidade de Rolândia com a cidade paulista de Tupã no que se refere ao número de casos de Covid-19
O que faria duas cidades de população similares terem números tão diferentes em relação aos casos atuais de Covid-19? O JR se fez essa pergunta e analisou a quantidade de casos ativos em Rolândia e Tupã (SP) e deduziu que a vacinação é o fiel da balança, em favor da cidade de São Paulo.
Tupã fica a cerca de 235 km de Rolândia. Segundo a estimativa do IBGE (2020), o município tem cerca de 65,5 mil habitantes – em 2010, o seu censo era de 63,476 pessoas. Já Rolândia tem estimativa do IBGE de 67,3 mil habitantes em 2020 e tinha 57.862 pessoas segundo o Censo de 2010. São cidades similares.
As semelhanças terminam nesses dados. Segundo o boletim epidemiológico da prefeitura de Tupã, divulgado na quarta-feira (25), o município tinha 12 casos ativos da doença e 53 casos suspeitos e apenas dois pacientes internados em enfermarias. Ninguém de Tupã estava na UTI e houve apenas 1 caso novo de contaminação desde a terça (24).
No mesmo dia, a Secretaria de Saúde de Rolândia divulgou seu Boletim. O município contabilizava 747 pacientes com Covid-19 e 20 pessoas internadas com a doença: 10 em enfermarias e 10 em UTIs. Desde a terça-feira (24), houve 158 novas contaminações.
Vacinação – A vacinação é o fator mais determinante para que Tupã esteja em uma situação muito melhor do que Rolândia em número de contaminações e de pessoas internadas. Para se ter uma ideia, Rolândia vacinou as pessoas de 22 anos com a primeira dose. Em Tupã, na próxima segunda-feira, dia 30, a Saúde daquela cidade irá vacinar as pessoas de 25 a 27 anos com a segunda dose da Coronavac.
Com uma análise rápida desses números, pode-se perceber a importância da segunda dose e que vacina boa é vacina no braço.