Pesquisar
Close this search box.

Saúde: vacinação anti-covid de crianças e gripe H3N2

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Saúde
  6. /
  7. Saúde: vacinação anti-covid de...

Rafael Dias falou sobre a vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos e sobre a gripe H3N2, para a qual há vacinas nas UBSs

O diretor da Vigilância de Rolândia, Rafael Dias

A Secretaria de Saúde de Rolândia, liberou, na sexta-feira (17), o cadastro prévio para a vacinação contra a Covid-19 de crianças entre 5 e 11 anos. O cadastro acompanha a autorização concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na quinta-feira (16), para o uso da vacina Comirnaty (Pfizer) em crianças de 5 a 11 anos. A secretaria prevê que o município chegue a vacinar aproximadamente 12 mil crianças dentro dessa faixa etária.

O diretor em Vigilância do município, Rafael Dias, comentou sobre a abertura dos cadastros e explicou o porquê ele precisa ser utilizado. “No cadastro tem alguns documentos básicos que são solicitados, tudo para facilitar o acesso no ato vacinal. Não vamos negar vacina para quem chegar sem o cadastro, mas esse é um recurso que facilita muito e nos têm auxiliado desde o início dessa maior campanha de vacinação que já fizemos”, afirma o diretor.

Mesmo com o cadastro em aberto, não há data definida para a vacinação. “Não temos a vacina ainda, que vai ser uma vacina específica, diferente das dos adultos. É uma vacina extremamente segura. Estamos há um ano vacinando a população e não temos casos de reações exacerbadas ou de óbito por conta da vacina. E olha que nós já vacinamos mais de 46 mil rolandenses com as duas doses”, afirma Rafael.

O diretor ainda pontuou que há poucas pessoas estão em isolamento domiciliar no município. “Isso mostra que a gente caminhou muito bem dentro da pandemia, após o início da vacinação. Nós estabilizamos em 235 óbitos e faz mais de 40 dias sem casos de morte. Isso é para ver como a vacina funciona, é de qualidade. Podemos garantir também que, para as crianças, funciona do mesmo modo”, esclarece.

O cadastro para as crianças de 5 a 11 anos está disponível no site da Prefeitura Municipal de Rolândia (www.rolandia.pr.gov.br). Basta entrar no banner ‘Portal da Saúde’ e, em seguida, clicar no banner ‘Cadastro Vacina Covid-19 – população de 5 a 11 anos’. Se preferir, após entrar no ‘Portal da Saúde’, a pessoa também pode entrar no banner ‘Portal Vigilância em Saúde’.

Gripe H3N2
A gripe H3N2 é um tipo do vírus da gripe Influenza A (H3), circulante no Estado do Paraná há pelo menos cinco anos. O município de Rolândia dispõe de vacinas contra essa gripe, porém neste ano as pessoas acabaram se esquecendo desse imunizante devido a pandemia da Covid-19. “Nós tivemos uma cobertura vacinal da gripe muito baixa, isso não só de Rolândia, mas em todo Brasil, e por isso, esses surtos estão ocorrendo. Para aqueles que ainda não tomaram e querem se vacinar contra a gripe, procurem a UBS mais próxima de sua casa para se vacinar. Não há motivo para pânico, é tranquilo, mas é importantíssimo. É um imunizante bom, aprovado pela Anvisa, gratuito”, orienta Rafael. A imunização está disponível para as pessoas com idade a partir seis meses.
Nesta semana a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou 20 casos da Influenza H3N2 e um óbito no Paraná. Os casos foram registrados nos municípios de Campo Largo (2), Campo Mourão, Castro (2), Cornélio Procópio, Curitiba, Guarapuava, Maringá, Paranaguá (3), Pato Branco (3), Pinhais (2), Tapira, Toledo e Resende – Rio de Janeiro (diagnosticado em Rio Negro, no Paraná). O óbito refere-se a uma mulher de 77 anos, com comorbidades, residente em Maringá, que foi internada no dia 8 de dezembro, evoluindo a óbito no dia 11 do mesmo mês.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: