Orquestra, com maestro rolandense, fez apresentação inédita no monumento, considerado uma das 7 maravilhas do mundo moderno
A Orquestra de Cordas e Metais do Centro de Convivência Arte & Vida (CECAV), de Arapongas, fez um concerto no Santuário Cristo Redentor, no Corcovado, no domingo (19), regida pelo maestro Claudemir Trevisan, de Rolândia. O grupo foi o primeiro a realizar esse tipo de apresentação no Cristo Redentor, segundo o maestro rolandense.
“A empresa que administra o Cristo nos passou que fomos os precursores. Fomos agraciados como o primeiro grupo autorizado pela arquidiocese do Rio de Janeiro a tocar lá no formato que tocamos. Nunca ninguém havia feito uma apresentação musical”, comemorou o maestro.
“De certa forma a gente fica muito feliz por termos sido escolhidos para sermos os primeiros. Ficamos muito felizes em ter o trabalho bem valorizado”, ressaltou Claudemir. Ele passou por essa experiência com mais de 20 músicos da orquestra.
No dia 17, os artistas também se apresentaram no BioParque do Rio. A realização do mesmo foi possível através da Lei Federal de Incentivo à Cultura com patrocínio das Empresas Berneck, Caemmun Movelaria, Copel, Demóbile, Vancouros, e de parceria com o Grupo Cataratas.
Além disso, no dia 18, o grupo realizou um Intercâmbio Sociocultural com integrantes da bateria do Projeto Spanta, na comunidade Santa Marta. Além de Claudemir, essa apresentação também teve a regência dos profissionais Henrique Castro e Mestre Jeferson Caliquinho.
“Ainda no domingo tocamos na entrada de Parque das Paineiras, ali no Rio, e depois lavamos os pés do Cristo Redentor”, conta Claudemir. No mesmo fim de semana, a orquestra também se apresentou no Aquário Marinho, o maior aquário da América do Sul. Lá existem mais de 5 mil animais de 350 espécies de todo o mundo.
Em Foz do Iguaçu
No dia 27 de novembro, a Orquestra de Cordas e Metais do CECAV fez duas belíssimas apresentações em Foz do Iguaçu. O evento foi uma realização do Ministério do Turismo e da Arte & Vida, com apoio das Cataratas do Iguaçu, do Parque Nacional do Iguaçu, do Marco das Três Fronteiras e da Prefeitura de Foz do Iguaçu. Contou, ainda, com o patrocínio da Berneck, Caemmun, Copel, Demóbile e Vancouros.
O CECAV é um projeto social que atende crianças, adolescentes e jovens, com oficinas, nas áreas de Música Instrumental, Ballet Clássico, Ginástica Rítmica, Teatro, e Artes Integradas (Karatê). Para acompanhar todas as apresentações e saber mais sobre os projetos feitos no centro, acesse a ong no Facebook (/ongarteevida) ou visite o site (www.arteevida.org.br).