Município reforça plantões médicos no Centro Covid-19 (UBS da Vila) e no Pronto Atendimento 24h
A Secretaria de Saúde de Rolândia aumentou os plantões médicos devido ao aumento na procura por atendimento por síndromes respiratórias nos últimos dias. A decisão foi tomada depois de uma reunião do Comitê de Enfrentamento da Covid-19 com o prefeito Ailton Maistro e a equipe técnica da Saúde. Nos primeiros dois dias úteis de 2022, a média de atendimento passou de 200 pessoas por dia.
O reforço nos plantões será na UBS da Vila Oliveira, Centro Municipal de atendimento aos casos suspeitos e confirmados de Covid-19, e no Pronto Atendimento (PA) 24h, também da Vila Oliveira. De acordo com a Saúde, a partir de agora, haverá o atendimento com mais um plantonista em cada um dos serviços nos horários de maior procura.
Aumento de casos
O município de Rolândia tem visto um aumento dos casos de Covid-19 e de síndromes respiratórias nas últimas semanas. No dia 14 de dezembro, a cidade tinha um paciente contaminado pelo coronavírus; nesta quarta-feira, dia 05 de janeiro, já são 55 pessoas contaminadas pelo vírus – todos em isolamento domiciliar.
A cidade registrou três casos positivos de pacientes com gripe H3N2. Dois idosos e uma gestante. Dois se curaram e um está internado no Hospital São Rafael. No estado do Paraná, o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, informou que já há a transmissão comunitária desse vírus.
A média diária de atendimentos no Centro Municipal de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 subiu de 96 pacientes em outubro e novembro para 105 em dezembro e ‘pulou’ para 207 nos primeiros dias úteis de janeiro. Quase o dobro na comparação com o mês anterior.
No PA da Vila, não foi diferente. Foram 144 pacientes por dia em outubro, 219 em novembro, 215 em dezembro e em janeiro já está com 233.
Atendimento
A Unidade Básica de Saúde da Vila Oliveira (entrada pela rua Saguaragi), o Centro Covid de Rolândia, atende todos os dias sem fechar aos casos suspeitos e confirmados da doença. Já o Pronto Atendimento (PA) também faz atendimentos ininterruptos. A dica para quem precisar ir ao Centro Covid é evitar levar acompanhante (s). Nas consultas, os acompanhantes só entram se os pacientes forem crianças, idosos ou em casos graves.
As medidas de segurança e os protocolos de higiene continuam sendo essenciais no combate às doenças respiratórias: o uso correto de máscara; o distanciamento social e a higienização das mãos.