Em menos de um mês, casos ativos da doença no município saltaram de 1 para 324; duas pessoas estão internadas com a doença, uma na UTI
O Boletim Covid-19 da Secretaria de Saúde de Rolândia, divulgado na quinta-feira (13), mostrou que o município registrou 66 contaminações por Covid-19 em 24 horas. Com isso, há 324 pessoas com a doença ativa em Rolândia até essa data: duas dessas pessoas estão internadas – uma delas na UTI.
Os números impressionam e os casos devem se aproximar dos 400 ainda nesta semana. Esse aumento de casos está se refletindo no sistema de Saúde, seja particular ou público. O PA 24h e o Centro Covid-19 têm atendido a muito mais pessoas nesse início de ano, principalmente depois das festas, e a espera por atendimento tem sido de mais de quatro horas no Centro Covid, por exemplo.
Para se ter uma ideia do aumento de casos, há menos de um mês, Rolândia tinha apenas um caso de Covid ativo – a pessoa estava em isolamento domiciliar. Nesta quinta-feira, dia 13 de janeiro de 2022, a cidade tem 324 casos ativos, sendo 322 em isolamento domiciliar e dois internados.
Vacinação
A vacina ameniza os efeitos da doença, mas não elimina a possibilidade de contágio nem de ser assintomático e de transmitir a moléstia. Rolândia já aplicou mais de cem mil doses de vacina contra a Covid-19 e tem 71,65% da população total da cidade vacinada com duas doses (48.842 pessoas), mas a pandemia não acabou.
Por isso, evite aglomerações, use máscara de maneira correta, cobrindo o nariz e a boca, faça higienização de mãos e objetos pessoais com álcool em gel.
Quem precisar procurar o Centro Municipal de atendimento aos casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, na Vila Oliveira, se o caso permitir e não for grave, evite ir com acompanhante(s). Nas consultas, os acompanhantes só entram se os pacientes forem crianças, idosos ou casos graves.