Castrapet atendeu 101 animais com recursos destinados pelo deputado; programa esteve pela 1ª vez no município
O deputado estadual Cobra Repórter (PSD) comemorou a vinda do CastraPet a Rolândia na quarta-feira (05). Foi a primeira vez que o Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos do Governo do Estado esteve no município e realizou a esterilização de 101 animais, entre cães e gatos, com recursos destinados pelo deputado Cobra.
A seleção dos animais foi feita pela Prefeitura que solicitou às entidades da causa animal do município que indicassem os animais que passariam pelo procedimento. “Essa castração é muito importante, principalmente dos animais abandonados que são cuidados pelas ONGs”, ressaltou Cobra Repórter.
Microchip
O deputado acompanhou pessoalmente a ação do Castrapet, que ocorreu no CRAS do Jardim Nobre. Após a castração, as famílias recebem gratuitamente a medicação pós-operatória e a aplicação de microchip eletrônico de identificação animal, além de receberem todas as orientações para cuidados pós procedimento.
“Este é um programa muito importante que trouxemos para Rolândia em parceria com o prefeito Ailton Maistro e os vereadores que apoiam a administração. Isto representa cuidado com os animais e com a saúde pública e estava sendo muito esperado na cidade”, destacou. “Essa foi só a primeira etapa. Nós queremos o CastraPet outras vezes aqui em Rolândia com esse serviço”, pontuou Cobra.
“Esse programa foi instituído no mandato do governador Ratinho Junior. Elaborei esse projeto e pedi ao governador que o implantasse no Paraná”, relembra Cobra. Ratinho entendeu a necessidade e o colocou como programa de Governo. “Os deputados indicam os municípios para onde irão os recursos e ocorrerão a castração. Praticamente fiz essa indicação para todos os municípios da região”, resumiu o deputado.
O deputado lembra que tem um trabalho muito forte de proteção de animais como o Julho Dourado, projeto também dele e que visa o cuidado com os animais. “Queremos instituir outros programas como o Vale-Ração e, por que não, termos um hospital público veterinário em Rolândia?”, questiona.
Mais uma vez, o deputado Cobra Repórter agradeceu à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), ao governador Ratinho Junior e à coordenadora do CastraPet, a veterinária Girlene Jacob, pela atenção dada aos municípios.