Maioria de internados por Covid-19 não está totalmente vacinada; 78% na enfermaria e 90% na UTI
O Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina (HU-UEL) divulgou os dados de imunização das pessoas internadas por Covid-19 no estabelecimento de saúde, referência no tratamento da doença na região. Os números confirmam a importância da vacina e de se estar com o esquema vacinal completo no que se diz respeito aos sintomas da Covid-19.
De acordo com a nota, divulgada nesta terça-feira (02), levando-se em conta os pacientes internados em enfermarias e UTIs no HU-UEL, 78% não estão com o esquema vacinal contra a doença completo. Segundo dados levantados pela Núcleo de Epidemiologia Hospitalar da instituição, 30% deles não tomaram nenhuma dose de imunizante e 48% não tomaram a 2ª ou 3ª dose.
Na UTI
Se apenas forem considerados as pessoas em estado mais graves, que estão internadas em UTI, 90% não estão totalmente vacinados contra a Covid-19, ou seja, 9 entre 10 pessoas. A maioria dos internados na Unidade de Tratamento Intensivo, cerca de 65%, têm mais de 60 anos e possuem comorbidades.
“Esses dados demonstram a importância e a eficácia da vacinação contra Covid-19, considerando todas as doses preconizadas. Tem sido fundamental para evitar as formas graves da doença, já que a maioria dos pacientes internados em UTI não estão vacinados ou possuem o esquema incompleto da vacinação. Logo, comprovadamente por meio desses dados, a vacina demonstra ser uma ferramenta essencial no combate ao coronavírus”, afirma Danielle Ruiz Miyazawa Ferreira, coordenadora médica do Núcleo de Epidemiologia do HU.
Esses dados dizem respeito aos internamentos atuais, ou seja, no dia 02 de fevereiro. O Núcleo de Epidemiologia, porém, tem feito este acompanhamento desde o dia 1º de janeiro e, segundo Danielle, observa-se que o perfil permaneceu estável durante todo o período, não havendo grandes variações nos dados.