Empreendendo – por João Neto
Alto retorno em um curto espaço de tempo, é o que todo empresário almeja. Esse é o conceito de negócio escalável.
Este modelo de negócio e filosofia empresarial tem mudado a forma de negociar, adquirir clientes e, entre outros conceitos, acelerado ainda mais o consumo e gerado mais transações e possibilidades no meio empreendedor.
Será que o seu negócio também pode ser escalável?
Empresas que tem como foco a escalabilidade conseguem crescer de uma forma exponencial.
Porém, nem todo negócio tem as características ideais para ser escalável. Mas o que é um negócio escalável?
Um Negócio escalável é capaz de multiplicar seu faturamento sem precisar aumentar as despesas na mesma medida.
Mas como esse fenômeno acontece?
Determinada empresa produz e reproduz seu produto em larga escala ou seja, produz bastante do mesmo produto a um custo muito baixo, e consegue um aumento de receita vamos dizer que inversamente proporcional a seus custos e despesas.
Algumas características de um negócio escalável: alta demanda no mercado; modelo de negócio ampliável; padronização do produto; automação dos processos; logística inteligente e vendas automáticas na internet.
- Alta demanda no mercado – Quando falamos em alta demanda o negócio é ter um produto ou serviço que seja inovador ou preenche uma lacuna do mercado geral, ou daquele nicho. É vender algo que o consumidor diga “eu preciso desse produto”
- Modelo de negócio ampliável – Você pode ser uma empresa pequena, mas precisa pensar grande. Tenha em mente onde a empresa quer chegar com seu negócio, um negócio escalável planeja o domínio de um determinado mercado
E, neste caso, é importante fazer uma análise do mercado; entender e observar a concorrência; verificar se existe a possibilidade de ampliação que seja capaz de ser uma receita recorrente. - Padronização do produto – Neste mercado, você precisa criar produtos e serviços que sejam padronizados, que sejam fáceis de entregar em grande quantidade. Por exemplo, um serviço de streaming, ou o fornecimento de internet, por exemplo, a entrega é a mesma, pra 1 ou 1 milhão.
- Automatização dos processos – Os processos de uma empresa escalável devem ser automatizados. Desde a venda até a entrega. Investir em tecnologias é fundamental para esse tipo de negócio.
- Logística inteligente
Você precisa ter uma entrega que atenda seu processo de vendas. Mais uma vez, ferramentas de automação são essenciais para efetivação.
João Vidotto Neto é contador
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