Editorial – edição: 874 – sexta-feira, 03/06/22
Olá, querido leitor e cara leitora do JR
Neste domingo, dia 05 de junho, comemora-se o Dia do Meio Ambiente. Em alguns municípios, a data e a Semana de Meio Ambiente, a próxima, terão ações discretas e sem muito alarde. Mas, ainda assim, o que será feito terá como ‘alvo’ as crianças, o que é correto, pois se quisermos que no futuro as coisas mudem e o ambiente passe ter a importância que tinha há alguns anos, devemos investir na cabeça das crianças.
Em Rolândia, alunos vão ao viveiro municipal para conhecer mais sobre as plantas, seus ciclos, sua importância. Em Jaguapitã, os alunos da rede municipal terão palestras sobre os cuidados com os animais e também sobre os maus-tratos. A iniciativa é da Secretaria de Meio Ambiente que trará a Polícia Ambiental, que trará animais silvestres para a criançada conhecer.
Já em Cambé, mudando de Ambiente para Cultura, depois de dois anos, a prefeitura promove a Festa do Padroeiro da cidade, Santo Antônio. A festa terá quermesse, shows de contrapartidas da Lei Aldir Blanc, almoços e muito mais. A festa terá abertura neste sábado e a quermesse, com tudo o que se tem direito, já começa no domingo.
Ainda em Cambé, o Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial, que não tem em Rolândia, levou o Plano Estadual de Políticas Públicas ao prefeito Conrado Scheller. A intenção do Conselho é montar um Plano Municipal de Políticas Públicas para Cambé e atuar em parceria com o Executivo Municipal. Aqui em Rolândia, a ideia de montar o Conselho parou quando o Maico Dida ainda era vereador, mas já passou da hora de se criar esse importante órgão, principalmente agora em que o racismo estrutural está escancarado e impossível de ser negado. É hora de se ligar, parlamentares rolandenses.
Sobre trânsito, a trincheira de Rolândia continua a ser foco de situações caóticas por causa dos grandes veículos que passam por ela e, volta e meia, ficam enroscados. Nesta semana, aconteceu de novo e tem matéria sobre o trânsito rolandense na página 03. É isso, simples assim.
Josiane Rodrigues – editora
José Eduardo – editor