Ação, que será realizada com alunos e alunas do colégio estadual, vai simular como funciona um processo eleitoral na prática
Na próxima terça-feira (21), os servidores do Cartório Eleitoral de Rolândia farão uma ação com alunos do Colégio Estadual Presidente Kennedy. Chamado de ‘Parlamento Jovem’, o projeto é uma simulação de como ocorre o processo eleitoral na prática. “Os estudantes irão presenciar como é todo o processo de uma eleição. Como as eleições serão em outubro, será uma ação bem pertinente”, explicou o chefe do Cartório Eleitoral de Rolândia, Mário Bannwart.
“Durante a simulação haverá candidatos ao cargo do Legislativo e terá uma votação. Eles já fizeram a propaganda deles com o número de votação, e para votar eles vão utilizar a urna eletrônica. Estamos em ano de eleição presidencial, então, nada melhor do que falar sobre esse assunto com os estudantes”, reforça Bannwart.
Segundo o chefe do Cartório, o objetivo do projeto é criar uma aproximação do jovem com o mundo político e mostrar para eles como funciona um processo eleitoral. “Além disso, com essa dinâmica, talvez sejam criadas novas lideranças políticas para o futuro”, pontuou Bannwart.
O ‘Parlamento Jovem’ também serve como um estímulo à formação política e cidadã de estudantes do Ensino Médio, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente do Legislativo, e a importância da participação popular no Parlamento. O projeto também propicia espaço para vivência em situações de estudos e pesquisas, debates, negociações e escolhas, respeitando-se as diferentes opiniões.