Parceria da Prefeitura com o Hoftalon atenderá estudantes da rede municipal de Educação com suporte das óticas Lux, Pupila e Gouveia
Cerca de 200 alunos da rede municipal de ensino de Rolândia, entre 4 a 10 anos, vão receber tratamento oftalmológico por meio do ‘Primeiros Olhares Hoftalon’. A ação foi possível através de uma parceria entre a Hoftalon e a Prefeitura de Rolândia, firmada na segunda-feira (13) na sede do Hoftalon, em Londrina. Idealizador do projeto que já existe há 16 anos em Londrina, o oftalmologista Nobuaqui Hasegawa recebeu o prefeito Ailton Maistro e as secretárias Karla Ulinski (Saúde) e Leise Camargo (Educação).
A ação, que envolve o Dr. Nobuaqui e parte da equipe do Hoftalon, tem como patrocinadores e parceiros o Hoftalon (Centro de Estudo e Pesquisa da Visão), o Senac PR, e as óticas doadoras de armações: Lux, Gouveia e Pupila.
O projeto tem como objetivo orientar pais e professores quanto à importância do diagnóstico precoce das doenças oculares (para um tratamento correto no caso de doenças diagnosticadas) e da relevância do acompanhamento periódico oftalmológico em crianças em idade escolar.
A atividade consiste no deslocamento de uma equipe de médicos, residentes, técnicos e auxiliares de enfermagem até uma escola escolhida pelas secretarias de Saúde e de Educação, onde será montado um consultório. As crianças que necessitarem de acompanhamento mais específico serão encaminhadas via Cismepar. As que precisarem de óculos poderão escolher as armações durante a ação e, após a confecção das lentes, receberão os óculos gratuitamente. O programa é de Londrina e já atendeu a milhares de crianças.
“Rolândia é o 1º município que receberá o Hoftalon e conseguimos isso através da Secretaria de Saúde para mês de julho. Vamos selecionar, a princípio, 200 crianças para o atendimento. Seguiremos alguns critérios para a escolha: alunos que estejam em grau avançado de necessidade e que não tenham condições para a compra dos óculos”, comenta Leise Camargo.
Capacitação/cronograma
Na quarta (15), foi realizada uma capacitação para equipes da Saúde e Educação, por meio do método de Snellen, no Centro Cultural Nanuk. A triagem dos alunos será entre os dias 20 e 24 de junho, através da aplicação da tabela de Snellen por professores, pedagogos e Agentes Comunitários de Sáude. No dia 27, a Educação encaminha a lista de alunos selecionados para a Secretaria de Saúde e, no sábado, 09 de julho, será o 1º Dia D do projeto ‘Primeiros Olhares Hoftalon Rolândia’, quando serão atendidas 100 crianças. Em agosto, acontece o 2º Dia D com mais 100 alunos.
“O contato com o projeto do Hoftalon foi iniciado aqui pelo departamento de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde. Será a primeira vez que a ação vai sair de Londrina para ir para outro município”, explica a secretária de saúde Karla Ulinski. “Além de realizar toda a identificação do aluno que precisa desse diagnóstico, que é um serviço que a gente já fazia nessa triagem do Snellen, agora vamos conseguir dar continuidade e entregar os óculos também para as crianças”, comemorou Karla Ulinski.