Grupo Coração Azul faz Encontro sobre o Autismo

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Cotidiano
  6. /
  7. Grupo Coração Azul faz...

Grupo de Cambé reuniu quase 50 pessoas na Câmara Municipal e avança na luta por direitos de pessoas cambeenses com o transtorno

Um bom público compareceu à Câmara de Cambé na terça-feira

O grupo cambeense Coração Azul, que reúne mães de crianças com TEA (Transtorno de Espectro Autista), realizou um encontro no plenário da Câmara Municipal na noite da terça-feira (14). O evento reuniu mais de 40 pessoas entre mães, pais e familiares de autistas, além de secretários municipais, representantes de instituições e vereadores. Os participantes puderam conhecer melhor o movimento, suas lutas e pedidos.


“Precisamos ser parte das mudanças que queremos para a vida dos nossos filhos. E acreditamos que só dialogando com a rede de proteção do poder público e instituições que prestam os serviços de apoio é que vamos conseguir um sistema mais eficiente e que garanta as condições para que nossas crianças possam alcançar o máximo do desenvolvimento possível”, explicou Renata Pereira de Campos, uma das criadoras do Coração Azul.


O grupo entregou uma lista de reivindicações para a secretária de Educação e Cultura, Estela Camata, que representou o prefeito Conrado Scheller no evento. Camata reafirmou o compromisso da gestão com a busca contínua de melhorias no atendimento das crianças e adolescentes do município, em todas as áreas. “Tenho visto um aumento considerável de casos ‘laudados’ de autismo e de outros transtornos que exigem um atendimento especial”, revelou a secretária, que se colocou à disposição do Grupo para discutir melhorias e avanços.


Daníbia de Melo Mariano, mãe de um menino autista, afirmou ser importante a prefeitura promover cursos de capacitação frequentes sobre o autismo para os servidores. “É uma deficiência ainda pouco conhecida e a maioria dos profissionais não sabe como lidar com um autista e isso aumenta o sofrimento da pessoa com TEA e de seus familiares”, resumiu Daníbia.


A mesma lista de reivindicações foi entregue ao vice-presidente da Câmara, vereador Carlinhos da Ambulância, representante do presidente da Câmara, Dr. Fernando Lima. Carlinhos colocou o Legislativo à disposição da causa para projetos de lei que melhorem a vida das pessoas autistas. “Hoje aprendemos muito ouvindo um pouco dos desafios que vocês enfrentam. E tenho certeza de que esta Casa sempre vai estar aberta para ajudar’, resumiu o parlamentar.

Palestras
O Grupo AMAAR, de Arapongas, representa mais de 200 mães de portadores de TEA e existe há 13 anos. Ele foi o tema da primeira palestra do Encontro. Eloisa Holhandini, mãe de uma rapaz de 20 anos recém aprovado em Biologia pela UEL, é a criadora do grupo. Eloisa abordou as dificuldades vividas e também as conquistas: Arapongas se destaca como uma das cidades que oferecem melhor estrutura de atendimento às demandas dos autistas e suas famílias. “Em quase 20 anos de luta é a primeira vez que vejo o Poder Público, prefeitura e vereadores, abraçando em conjunto os desafios do movimento em favor dos autistas. Na minha época foi muito difícil abrir as portas e eventualmente conseguia ser ouvida por um ou outro vereador. Aqui, hoje, a casa está cheia e é emocionante”, elogiou Eloisa. A segunda palestra foi da psicóloga Camila Tolovi, que ela falou sobre a importância do diagnóstico precoce e da rede de apoio às mães e cuidadores. Camila é formada pelo Centro Universitário Integrado e pós graduanda em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo.


O Encontro teve a participação das secretárias Adriane Bertan Lombardi (Saúde), Lucilene Diorio (Assistência Social) e Estela Camata (Educação e Cultura) e dos vereadores Carlinhos da Ambulância, Galego, Igor Mateus, Jota Mattos, Jefferson Guedes, Lucas Mil Grau e Odair Paviani. Dos 10 parlamentares de Cambé, estiveram presentes e três justificaram a ausência.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Cotidiano

Rolândia: lojas abrem no feriado para atender pais

Lojas conveniadas trabalham nesta quarta-feira (28), aniversário do município, para que pais possam comprar uniformes pelo ‘Bora Estudar!’ As lojas de confecções conveniadas ao programa

Cotidiano

Ibiporã abre concurso público

Edital prevê nove vagas imediatas e cadastro reserva em diferentes áreas A Prefeitura de Ibiporã publicou edital de concurso público para o preenchimento de nove