Ação é a primeira parte do projeto ‘Primeiros Olhares’, em parceria com o Hospital de Olhos de Londrina (Hoftalon)
Neste sábado (9), das 8h às 12h, a Secretaria de Saúde de Rolândia e o Hospital de Olhos de Londrina (Hoftalon) realizam um mutirão de consultas oftalmológicas para os alunos da Educação Infantil 5 ao 5º ano da rede municipal de ensino. A ação é a primeira de duas e está dentro do projeto ‘Primeiros Olhares’.
O Projeto, em parceria com as secretarias de Educação e de Saúde, consiste no deslocamento de uma equipe de médicos, residentes, técnicos e auxiliares de enfermagem do Hoftalon até a escola municipal Dr. Vitório Franklin. No estabelecimento escolar estarão todos os aparelhos adaptados, tornando-o, assim, verdadeiro consultório oftalmológico.
Nessa primeira ação, o objetivo é atender a cerca de 100 alunos, já selecionados nas unidades educacionais municipais, de 4 a 10 anos, que passarão pelos exames clínicos. Se for constatada a necessidade de acompanhamento mais específico, as crianças serão encaminhadas via Cismepar.
Aquelas que necessitarem de óculos poderão escolher as armações durante a ação e, após a confecção das lentes, realizada pelo SENAC, receberão os óculos gratuitamente, previsto para o fim do mês. Essas armações são fruto de doações do Senac PR, e das óticas Lux, Gouveia e Pupila.
“Rolândia é o 1º município a receber o Hoftalon e conseguimos isso através da Secretaria de Saúde. Selecionamos, a princípio, 200 crianças para o atendimento e seguimos alguns critérios para essa escolha: alunos que estejam em grau avançado de necessidade e que não tenham condições para a compra dos óculos”, afirmou Leise Camargo, secretária de Educação.
2ª Ação
Uma segunda parte do projeto ‘Primeiros Olhares Hoftalon Rolândia’ está marcada para acontecer em agosto, quando serão atendidas mais cerca de 100 crianças.