Serviço começou nesta semana com a retirada de 40 tocos; Ambiente avisa que novas árvores serão plantadas nos locais das retiradas
O município de Jaguapitã iniciou a retirada dos tocos das calçadas nesta semana pela cidade. A ideia é retirar todos os tocos das calçadas para que sejam plantadas novas árvores exatamente nos mesmos locais. “Mas com espécies que estejam dentro do Plano de Arborização do Município (PAM)”, explicou Fernanda Giorgetti, secretária de Meio Ambiente de Jaguapitã.
De acordo com a secretária, na segunda e na terça-feira desta semana foram retirados 40 tocos, 20 a cada dia. “O serviço está sendo feito pela empresa CJL Podas, de Sarandi, que é a mesma que faz a poda de árvores pela cidade”, revelou Fernanda. A empresa ganhou a licitação para a retirada de 500 tocos, num serviço de cerca de R$ 140 mil, e, para isso, usa uma destocadora.
“Iniciamos o serviço com 40 tocos e vamos retirando aos poucos”, ressaltou Fernanda. A secretária também afirmou que o plantio das novas árvores ainda não começou. “Ainda não temos a data para as próximas retiradas de tocos. A secretária Fernanda Giorgetti estima que há cerca de 800 tocos que precisam ser retirados.