Hospital de Rolândia busca selo da Iniciativa Hospital Amigo da Criança, cujo objetivo é promover, proteger e apoiar o aleitamento materno
O Hospital São Rafael de Rolândia, que neste ano já tem feito um trabalho de oferecer bem-estar e acolhimento às gestantes de Rolândia e região, está em busca do selo de credenciamento da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). A IHAC tem o objetivo de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, e é uma certificação de qualidade, conferida pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os dez passos para o sucesso do Aleitamento Materno e seus critérios, atualizados pela Portaria nº 1.153/2014.
“A iniciativa existe desde 1990 pela Organização Mundial de Saúde e também pela Unicef e tem o objetivo principal de contribuir com a diminuição das taxas de mortalidade infantil. Quanto aos objetivos específicos, o IHAC tenta sensibilizar todos os profissionais dos hospitais para que tenham essas boas práticas no cuidado da criança e da mulher. Nós vamos fazer isso através da implementação dessas boas práticas aqui no hospital São Rafael”, explica Gilberto Berg, gerente da instituição.
10 passos – Berg ressalta que esse incentivo tem 10 passos que precisam necessariamente serem trabalhados pela instituição de saúde, principalmente voltado ao aleitamento materno. “O primeiro passo é a política do aleitamento materno, para que ela tenha todas as rotinas de estímulo do aleitamento no hospital. O segundo é a capacitação de todos os profissionais e da equipe. Eles precisam entender e se conscientizar de todo esse processo que não muda, nós apenas aprimoramos os cuidados”, explica.
Conforme complementado pela nutricionista do HSR Melissa Feltrin, a princípio esse credenciamento tem várias exigências. “Uma delas é que a gente passe a trabalhar a sensibilização com esses colaboradores, incluindo os 10 passos do sucesso do aleitamento materno, o cuidado amigo da mulher e de boas práticas no parto e nascimento, e o livre acesso da mãe do pai e o recém-nascido. Há também o controle da lei que proíbe a entrada de mamadeiras, bicos, chupetas e fórmulas para que a gente estimule o aleitamento materno”, informa Melissa.
Após uma autoavaliação, feita internamente dentro dos critérios citados pela nutricionista, posteriormente o hospital recebe a visita de um responsável da 17ª Regional de Saúde. “É ele que vai fazer avaliação para saber se estamos seguindo todos os critérios, e se podemos receber um selo de hospital amigo da criança”, reforça Gilberto. Se o HSR conseguir o selo, ele será o segundo hospital da região a ter esse credenciamento: atualmente, o único é o Hospital Evangélico de Londrina.
Melissa também pontua o que será conquistado para o hospital, caso este credenciamento realmente ocorra. “Vamos conseguir melhorar muito a assistência em relação à maternidade já com centro de parto normal. O IHAC vem com a parte de assistência que vai trazer uma melhora muito grande na questão da qualidade do serviço prestado às mulheres e na questão do atendimento”, pontuou a nutricionista.