Programa do governo estadual do Paraná, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente de Jaguapitã, castrou 113 animais no município
Mais de 100 animais, entre cães e gatos, foram castrados no município de Jaguapitã por meio do programa do Governo estadual Castrapet. O programa esteve no município na quinta-feira (11), e teve apoio da Secretaria de Meio Ambiente, da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros. “Este é um programa do governo do Estado em parceria com as prefeituras municipais”, informa a secretária de Meio Ambiente, Fernanda Giorgetti.
No município, a iniciativa da Secretaria em encabeçar o programa resultou na castração de 113 animais: 73 deles eram cachorros (36 machos e 37 fêmeas) e 40 eram gatos (8 machos e 32 fêmeas). Além do Castrapet, que veio pela primeira vez a Jaguapitã, o município já castrou mais de 250 animais por credenciamento, e com recursos próprios, por meio de uma ação realizada junto com a ONG JUPA (Jaguapitã Unida Pelos Animais).
“O programa Castrapet foi realizado junto ao centro agropecuário, no espaço Thaeme Marioto, o qual dispõe de um espaço amplo e bem localizado com todas as exigências do governo, como água potável, banheiro e tenda para os tutores”, informa Fernanda Giorgetti.
Mesmo com todas as ações realizadas em Jaguapitã, a secretária acredita que haja, ainda, algo em torno de 500 cães para serem castrados. Isso entre animais de rua e com acumuladores.