Sexta-feira passada foi um dia de troca de experiências e de aprendizado entre as equipes pedagógicas das secretarias de Educação de Cambé e de Araucária; 30 servidores da cidade da região metropolitana de Curitiba visitaram o município
A última sexta-feira (26) foi um dia de muita troca de aprendizado e de experiências entre as equipes pedagógicas das secretarias de Educação de Cambé e de Araucária, cidade localizada na região metropolitana de Curitiba.
O município recebeu a visita de 30 membros da Secretaria de Educação da cidade de Araucária, que vieram conhecer o currículo da educação infantil do município e como ele é colocado em prática por todos os profissionais que compõem a rede municipal de Educação.
Os visitantes foram recepcionados na manhã de sexta-feira e a conversa se estendeu até as 17 horas, quando os profissionais retornaram para o município de Araucária.
Tatiana Baptilani Zirondi, diretora Pedagógica da Secretaria de Educação de Cambé, explica que o município de Araucária entrou em contato para agendar a visita e conhecer um pouco mais sobre a organização da Secretaria de Educação de Cambé e do currículo da educação infantil da cidade, que utiliza como base a pedagogia histórico crítica. “Eles utilizam o mesmo currículo que o nosso, mas queriam buscar referências de como colocar ele em prática”, esclarece. Segundo ela, essa pedagogia norteia e direciona toda a base de ensino da rede municipal de Educação, definindo metas e assegurando o trabalho de formação continuada dos professores.
Zirondi detalha que o encontro foi em formato de conversa e de troca de experiências, em que a equipe pedagógica de Araucária teve espaço para questionar e entender melhor o funcionamento da rede municipal de ensino da cidade e do currículo que é aplicado no município. A diretora também pontua que o currículo da educação infantil de Cambé é referência para o Paraná e para outros estados do país.
“E isso não é só na parte da teoria, mas da prática também, que é o trabalho efetivo dos professores dentro das salas de aula”, ressalta. O currículo da educação infantil foi organizado entre 2017 e 2019 e implementado em 2020. A diretora afirma que um dos principais aspectos que está fazendo com que Cambé seja referência na qualidade do ensino é a continuidade dos estudos e dos trabalhos, já que isso permite com que o município defina e alcance metas.
Camila Langner Zadureski é diretora do Departamento de Educação Infantil da Secretaria de Educação de Araucária e veio para Cambé conhecer a realidade da educação infantil no município. Segundo ela, as duas cidades têm um histórico muito parecido em relação ao currículo e por isso quiseram vir até o município para uma troca de experiências. “Nós queremos entender como Cambé montou e organizou esse currículo da educação infantil, além de conseguir observar na prática como isso acontece, com os profissionais atuando com as crianças”, ressalta. Os membros da Secretaria de Educação de Araucária também conheceram alguns dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) para acompanhar mais de perto esse trabalho.
“Foi um dia muito proveitoso para nós, já que coletamos algumas dicas que vamos usar nas próximas etapas da formação continuada que oferecemos aos nossos profissionais da Educação, baseando na realidade da nossa cidade”, destaca. Segundo ela, saber que a Secretaria de Educação de Cambé teve as mesmas dúvidas que eles estão tendo e que o resultado foi positivo é importante, já que dá mais confiança e um caminho mais sólido para que eles possam atuar. “Nós agradecemos muito a acolhida do pessoal da Secretaria de Educação de Cambé e fica o convite para que eles possam nos visitar também”, finaliza.