Rolândia: 900 crianças ainda sem vacina contra a Pólio

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Saúde
  6. /
  7. Rolândia: 900 crianças ainda...

Além da vacina contra a paralisia, a campanha de atualização da caderneta de vacinação também continua ativa até o dia 30

Gotinhas que salvam e luta contra o negacionismo

Desde agosto, a Secretaria de Saúde de Rolândia deu início à Campanha Nacional de vacinação contra a poliomielite com foco em crianças a partir de 1 ano até menores de 5 anos de idade. Até a quarta-feira (22), cerca de 69% desse público-alvo havia sido imunizado – uma média boa se comparada aos municípios de Londrina, Cambé e Ibiporã. A campanha vai até o dia 30, assim como a campanha de multivacinação para atualizar a caderneta vacinal dos menores de 15 contra diversas doenças.

Números
Até a quarta-feira desta semana, a Saúde já havia vacinado, com gotinhas, 2525 crianças de 1 a 4 anos contra a poliomielite (paralisia infantil): isso equivale a 69% de um público-alvo estimado em 3600 crianças. A meta do Ministério da Saúde é chegar a 95% desse índice. De acordo com esses números, o município tem ainda cerca de 900 crianças para receber a dose da vacina.

Por idade
Já foram vacinadas 631 crianças com 1 ano de idade (64,32%), 547 com 2 anos (62,09%), 593 com 3 anos (66,85%) e 754 com 4 anos de idade (85,78%). “Essa é uma dose adicional, mesmo para as crianças que já tenham tomado a vacina contra a pólio nesse ano ou no mês retrasado. Então todas as crianças dentro dessa faixa de 1 a 4 anos também devem ir até a UBS”, afirma Karla Ulinski, secretária de Saúde de Rolândia.


Vale ressaltar que todas as vacinas contra poliomielite (para crianças a partir de 1 ano até menores de 5 anos) e de multivacinação (menores de 15 anos) estão sendo ofertadas em todas as Unidades Básicas de Saúde de Rolândia (UBS) até o dia 30 de setembro. Procure uma UBS de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17 horas. Não precisa agendar, e a vacinação segue até o dia 30 de setembro. É importante ressaltar que no momento de levar a criança para vacinar é necessário levar a carteirinha de vacinação e o cartão SUS.


Atualmente, o Brasil é um dos países das Américas com alto risco para reintrodução dessa doença, devido à baixa cobertura de vacinação no País, que tem caído a cada ano. A boa notícia é que existe uma solução para melhorar esse cenário: a vacina, que é a única medida de prevenção contra a pólio. Em paralelo, a secretaria de Saúde volta a fazer, a partir da semana que vem, um busca ativa de crianças nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros de Educação Infantil (CEIs).

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Saúde

Dengue: Arapongas tem óbito

Município registra morte de homem de 80 anos, que tinha comorbidades Na terça-feira (1), a Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde,

Saúde

Arapongas adquire 1,4 mil equipamentos de Saúde

Prefeitura de Arapongas adquire quase 1.500 equipamentos para fortalecimento de sua saúde pública prefeito de Arapongas, Rafael Cita, acompanhado pelo secretário municipal de Saúde, Carlos