Moção Honrosa do Legislativo ocorre por conta do excelente trabalho social prestado pela Associação há vários anos no município
Localizado no Parque Residencial Ana Rosa, em Cambé, a Associação Refúgio promove há mais de 20 anos atividades culturais e esportivas para crianças e adolescentes de 06 a 15 anos. Por conta do trabalho executado com excelência que vem transformando a vida de muitos cambeenses, a associação receberá, na segunda-feira (26), uma moção honrosa na Câmara Municipal de Cambé.
A homenagem prestada pelo Legislativo tem como objetivo destacar o trabalho de pessoas que, de alguma forma, se destacam na cidade. Para os vereadores, a moção promove um vínculo com o cidadão valorizando suas ações e a diferença que elas fazem no desenvolvimento econômico, social e cultural de Cambé. O documento será entregue a Márcio José Novais de Carvalho, que está à frente da associação.
“Hoje atendemos aproximadamente 250 crianças e adolescentes com várias atividades como capoeira, tae-kwon-do, circo, jiu-jitsu, música, natação e muito mais. Aqui é um espaço muito bacana em que ofertamos o melhor gratuitamente para as crianças. Devido a tudo que ofertamos, somos muito requisitados e hoje temos uma fila de espera de aproximadamente 300 crianças”, informa Márcio.
A Associação Refúgio também oferece Artes Marciais, Street Dance, Balé, e ainda promove ações socioeducativas visando a participação, prevenção, promoção integral e convívio familiar, social e comunitário. Todas as atividades realizadas fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e tem como público alvo crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade/risco social e que vivenciam situações de fragilização de vínculos, em especial os beneficiários dos programas de transferência de renda e/ou encaminhadas pelos serviços da Proteção Social Básica e Especial.
A homenagem, que será feita devido ao excelente trabalho que vem sendo desenvolvido em Cambé, também é uma forma de celebrar a dedicação e o esforço da associação que recentemente alcançou o Prêmio Itaú Unicef 2021. “Justamente por prestar um serviço de excelência, nós também temos o selo da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e Abrinq, de Empresa Amiga da Criança. A Unesco já foi parceira durante o Criança Esperança. A Unicef é parceira por meio do prêmio Itaú”, revela Márcio.
Um pouco da história
A Associação foi fundada em 04 de novembro de 2005. O primeiro projeto foi a chamada Casa Lar, que atou no serviço de Acolhimento Institucional de crianças em situação de rompimento de vínculo familiar. Em 2007, com o fim da Casa Lar, a Instituição passou a atuar na proteção básica, sendo contemplada pelo programa governamental “Atitude”, que o possibilitou ofertar oficinas socioeducativas. Em 2009 conquistou sede própria e as atividades, que antes era feita em formato de oficinas, tornaram-se projetos que estão ativos até o dia de hoje.
Prêmios
O presidente Marcio José Novais de Carvalho também é pastor presbiteriano, Bacharel em Teologia pela Faculdade Teologia Sul Americana, Bacharel em Serviços Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Bacharel em gestão do terceiro setor pela Unicesumar.
Com a associação, Marcio já conquistou prêmios e reconhecimentos da Assembleia Legislativa do Paraná, da CRIAI (Comissão de Defesas dos direito das Crianças, Adolescente e do Idoso) em 2019;
Reconhecimento Selo Sesi ODS em 2018 e 2019; recebeu o Prêmio Itaú da UNICEF ficando em quarto lugar Nacional em 2018; participou do Criança Esperança da Rede Globo e da UNESCO em 2018; Instituto Malwee em 2020 onde foi selecionado entre as 20 melhores; o Itaú Social – Comunidade Presente em 2019/2020 e o mais recente que foi o Prémio Itaú da UNICEF em 2021.
Ajude o projeto
Os recursos arrecadados para a instituição provém da Nota Fiscal Eletrônica, sua principal fonte de arrecadação, e também através da Subvenção Municipal. A associação oferece um ambiente de desenvolvimento integral, convivência e fortalecimento de vinculo familiar e comunitário, buscando a superação das situações de risco e vulnerabilidade social de crianças e adolescentes e o resgate e restauração dos valores pessoais de cada indivíduo, ressaltando as suas potencialidades através do esporte, cultura e música.
Para conhecer mais sobre o projeto e também auxiliar com alguma doação, acesse o site da associação: www.refugio.org.br.