Rolândia teve, até o dia 31 de outubro, 3364 exames preventivos realizados; números foram divulgados em sessão da Câmara Municipal
‘Rolândia Rosa’, a campanha promovida pela Secretaria de Saúde de Rolândia foi finalizada na segunda-feira, 31 de outubro. A secretária de Saúde, Karla Ulinski, esteve neste mesmo dia na Câmara Municipal, onde fez o uso da Tribuna Livre para falar dos resultados obtidos com a campanha municipal.
Durante todo o mês de outubro, o órgão de saúde disponibilizou um canal exclusivo para o agendamento do exame preventivo para detecção do câncer de colo do útero. O ‘Disk Preventivo’ resultou na realização de 1327 exames de preventivos só neste mês de outubro, o que contabiliza um número total de 3364 exames feitos no município até agora desde o início do ano de 2022.
De acordo com secretária, o Disk-Preventivo 3906-1131 (Whats) ficará disponível também durante os 30 dias de novembro. “Rolândia apresentou um expressivo aumento de coletas de preventivos e solicitações de mamografias em 2022, comparados aos anos anteriores, especialmente porque em 2020 estávamos em pandemia. Isso mostra a importância da sensibilização da sociedade concomitante à oferta de ações alternativas”, pontuou Karla.
Atualmente, 260 mulheres rolandenses estão aguardando o agendamento de mamografia. Karla explicou ao Legislativo o que causou essa espera em meio à realização da campanha. “Isso aconteceu porque um de nossos prestadores, que ficava locado no São Rafael, rescindiu seu contrato. Foi dado início a um novo contrato pelo Governo do Estado do Paraná e este processo ainda está em fase de assinatura”, revela Ulinski.
Durante o ‘Rolândia Rosa’, 29 mulheres foram encaminhadas para a Unidade da Mama do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar), após detecção de alterações: 19 delas foram direcionadas ao Instituto do Câncer de Londrina (ICL).
Karla ainda afirmou que a campanha teve como objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero. Houve também ações iniciadas em setembro, primeiramente com a equipe gestora e posteriormente reuniões com as coordenadoras das Unidades Básicas de Saúde, para que houvesse uma definição das melhores estratégias para abranger a população alvo da campanha.