Dos 160 colaboradores da instituição, 120 estiveram na capacitação que tratou sobre a importância da excelência no atendimento em saúde
Entre os dias 07 e 10 de de novembro, de segunda a quinta-feira, a diretoria do Hospital São Rafael de Rolândia ofereceu aos colaboradores e colaboradoras da instituição um treinamento sobre ‘Excelência no atendimento em saúde’.
Dos 160 funcionários que trabalham atualmente no hospital rolandense, 120 passaram pela capacitação desta semana, o que representa 75% do corpo de colaboradores e colaboradoras que atende aos pacientes que passam pelo estabelecimento de saúde.
O treinamento foi dado pelo administrador de empresas professor Fábio Iwakura, que possui experiência profissional de 29 anos, é docente do Ensino Superior há 15 anos e consultor de empresas pelo quase mesmo período. Nos quatro dias, o evento foi realizado das 8 às 17 horas, com intervalo para almoço, no auditório da Associação Empresarial de Rolândia (ACIR).
De acordo com Edson Fernandes Martins, Diretor Financeiro e Contábil do Hospital São Rafael, o objetivo desse treinamento é melhorar a qualidade no acolhimento ao paciente. “Essa melhora envolve todos os setores do hospital, desde a recepção, a triagem, a hotelaria, a nutrição, os médicos… Queremos que todos estejam no mesmo patamar de entendimento. Além disso, todo acolhimento ensinado é ofertado aos pacientes no geral, do SUS ao particular”, explica o diretor.
Durante os quatro dias de capacitação, o professor Fábio Iwakura abordou temas como: Princípios Disney de encantamento ao cliente; inteligência emocional aplicado à área de saúde; os desafios da prestação de serviço na área da saúde; a importância do relacionamento e da comunicação no atendimento de excelência; a descoberta da jornada do paciente; e a humanização do atendimento com foco no paciente. “Mesmo que seja o 100º paciente que atenda, o colaborador precisa lembrar que ele é a 1ª pessoa com quem esse paciente conversa”, ressalta o professor Fábio Iwakura.
Em dezembro, o Hospital São Rafael também ofertará um novo serviço, que será um convênio próprio. Por isso, de acordo com o diretor financeiro, a capacitação também foi importante para preparar esses colaboradores para o novo recurso que chegará muito em breve na instituição. “Nosso objetivo foi preparar todos os colaboradores e colaboradoras para já poderem receber esse público”, pontuou Edson Martins.