Idade para receber o 2º reforço começou a baixar na semana passada; nesta sexta-feira, pessoas com 18 anos já começaram a receber essa 4ª dose
A vacinação contra a Covid-19 está a todo vapor em Rolândia. O crescimento no número de casos pelo país e o aparecimento de subvariantes da ômicron, como a BQ.1, deve levar os brasileiros a ‘atualizar’ a sua imunização contra a doença. Em Rolândia, assim como em quase todo o Brasil, a idade para receber a 4ª dose, também chamada de 2º reforço, começou a baixar nesta semana, depois de um longo período em que a vacina estava liberada apenas para pessoas com 40 anos ou mais.
Neste sábado (19), a partir das 08h30, durante a ‘Feira de Saúde’ no Calçadão das Expedicionários, pessoas com 18 anos ou mais podem receber a 4ª dose contra a Covid-19 – a ação vai até as 11 horas. A idade para essas doses começou a baixar na sexta-feira passada, quando pessoas com 35 anos ou mais podiam receber o reforço. Na quarta (16), a idade baixou para 30 anos ou mais; nesta quinta (17), nova queda na idade e pessoas com 25 anos ou mais estão aptas a serem vacinadas, e, nesta sexta (18), as pessoas com 18 anos ou mais já podem ser imunizadas com o reforço. Isso em qualquer uma dessas UBSs: Parigot, Vila Oliveira, Santiago, Planalto e San Fernando.
A partir da segunda-feira (21), essas UBSs estarão com imunização para pessoas com 18 anos ou mais, sempre das 09 às 16 horas. Além disso, há vacinação de 1ª dose contra a Covid para crianças de 3 e 4 anos e repescagem para pessoas a partir dos 5 anos. Há 2ª dose para crianças de 6 a 11 anos que tomaram Coronavac e para pequenos de 5 a 11 anos que tomaram Pfizer, além de repescagem para pessoas que perderam essa dose. A 3ª dose está disponível para quem tem 18 anos ou mais e que foram vacinados com Janssen até 14 de julho, assim como para pessoas com 12 anos ou mais, vacinadas também até essa data.
Feira de Saúde
Neste sábado, a Saúde de Rolândia realiza uma Feira da Saúde com várias vertentes: Novembro Azul e Vermelho; Dia D de combate à dengue e combate ao HIV. O evento acontece no Calçadão das 08h30 às 11 horas.
Entre as ações estão a avaliação odontológica em prevenção ao câncer de boca; pedidos de PSA para homens de 50 anos ou mais; avaliação e pedidos de exames específicos para pacientes diabéticos; teste rápido de hepatite; orientações de nutrição e educação física; orientações sobre medicamentos, alimentos e zoonoses, orientações de HIV e de combate à Dengue e repescagem de pesagem do Auxílio Brasil.
“Além disso, também teremos a apresentação de uma orquestra para homenagear os homens”, pontuou Karla Ulinski, secretária de Saúde de Rolândia.