Estudantes do colégio Villanueva, de Rolândia, entregam ‘anteprojeto’ ao presidente da Câmara, Reginaldo Silva, e pedem também a revitalização da praça Zumbi dos Palmares; objetivo é dar visibilidade à contribuição dos negros na sociedade
Na tarde da quarta-feira (16), estudantes do Ensino Médio do colégio cívico-militar Professor Francisco Villanueva, de Rolândia, acompanhados da diretora Neuza Petrin e da professora Silvia Motta, entregaram um pedido por mais nomes de pessoas pretas em prédios e logradouros públicos. O anteprojeto foi entregue diretamente às mãos do presidente da Câmara de Vereadores de Rolândia, Reginaldo Silva, na praça Zumbi dos Palmares, próxima ao colégio cívico-militar Kennedy.
“Trouxemos esse pedido para que outros espaços públicos de nossa cidade recebam o nome de pessoas negras”, explicou a professora Silvia. “Personalidades cuja história de vida, de luta e de contribuição foram apagadas e invisibilizadas pela história oficial. Com esse projeto, chamado de ‘Por uma Educação antirracista’, queremos problematizar e combater o racismo dando visibilizada a toda essa contribuição do povo negro no Brasil. Nos mais diferentes campos do saber”, pontuou a docente.
O documento entregue pelos alunos também pede a revitalização da praça Zumbi dos Palmares, uma das únicas do Paraná que tem o nome do herói negro. “Também pedimos que ela seja melhor sinalizada. A placa de identificação foi roubada e não há uma identificação da praça. É preciso que as pessoas tenham acesso a essa informação. Nós, do Villanueva, queremos cuidar dessa praça depois que ela for revitalizada, queremos que ela seja um palco em prol de uma sociedade mais justa e valorizando a diversidade que compõe a nossa nação”, ressaltou Silvia Motta. A professora, em 2002, como secretária de Cultura, se empenhou para que a praça em frente ao colégio Kennedy se chamasse Zumbi dos Palmares, o que aconteceu.
O presidente da Câmara, Reginaldo Silvia, recebeu a indicação e lembrou que ele é o primeiro negro a ser presidente do Legislativo de Rolândia. “Nada mais justo do que eu lutar por essa bandeira. Estamos votando e adequando a lei que cria o Conselho de Promoção da Igualdade Racial em nossa cidade”, afirmou Reginaldo Silva.
O presidente do Legislativo prometeu dar sequência ao pedido dos alunos e do colégio e deu seu total apoio. Reginaldo também falou que vai lutar para que o Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial saia, finalmente, do papel e torne-se uma realidade. “A Câmara terá um representante nesse Conselho, então vamos agilizar para que seja logo criado”, concluiu Reginaldo Silva.