Os 10 vereadores cambeenses escolhem a presidência e mais três cargos para os próximos dois anos de Legislatura na próxima sessão
Segunda-feira (21) é dia de eleição no Legislativo de Cambé. A partir das 18 horas, em sessão especial e exclusiva, os 10 vereadores escolhem a Mesa Diretora que irá comandar a Câmara nos próximos dois anos. A Mesa Diretora atual, eleita para os dois primeiros anos dessa legislatura, é formada pelo presidente Dr. Fernando Lima (União), pelo vice-presidente Carlinhos da Ambulância (PTB), pelo 1º secretário Tokinho (PTB) e pelo 2º secretário Odair Paviani (PSDB).
O processo
Em Cambé, diferentemente de Rolândia, não há inscrições de chapas e o vereador que quer ser o presidente ou ter um dos cargos busca votos entre seus pares. “A gente convocou a eleição na segunda, dia 14, e os vereadores têm uma semana para buscar esses apoios”, explicou o presidente Dr. Fernando Lima, que não pode concorrer, pois é vedada a reeleição no Legislativo cambeense.
Na sessão especial da segunda (21), 0 1º secretário Tokinho faz uma chamada nominal para a votação para a presidência. “Cada vereador fala em quem vota para esse cargo. O que tiver mais votos entre os parlamentares vence. Se houver empate, é declarado vencedor quem teve mais votos na eleição municipal de 2020”, ressaltou Dr. Fernando.
Depois do voto dos 10 vereadores, nova chamada para o cargo de vice-presidente. O rito se repete para os cargos de 1º secretário e 2º secretário, sempre com o mesmo modus operandi. Em se havendo empate, vence o vereador mais votado nas eleições.
Na eleição da Mesa Diretora atual, realizada no início dessa Legislatura, o Dr. Fernando Lima teve 10 votos para a presidência. “Foi unânime”, relembra o presidente. São situações que podem voltar a acontecer, já que os pretensos candidatos têm uma semana para buscar apoios, e votos, é claro.