Pesquisar
Close this search box.

Aluno de São Martinho é medalha de ouro na OBA

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Educação
  6. /
  7. Aluno de São Martinho...

Arthur estuda na Escola Luiz Real e se destacou entre milhares de alunos que fizeram a prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia

Arthur Nascimento com a diretora da escola, Anna Amélia

Arthur Nascimento Pereira da Silva, de 11 anos, é aluno do 5° ano do ensino fundamental da escola municipal Luiz Real, localizada no distrito de São Martinho, em Rolândia. Há poucas semanas, o estudante conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), aplicada no mês de maio deste ano. O resultado, que saiu há pouco mais de um mês, constatou que Arthur alcançou a impressionante nota de 9.6 na prova, o que resultou na conquista da medalha de ouro.


A prova é promovida pelo Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e feita anualmente para mais de 400 mil crianças de todo país. Além de Arthur, outros estudantes da mesma escola também fizeram a mesma prova, que contém dez questões, sendo sete de astronomia e três de astronáutica. A maioria das questões é de raciocínio lógico.


De acordo com o Arthur, o interesse por questões de matemática e raciocínio lógico surgiram a partir do momento que se tornaram mais difíceis. “Eu comecei a me interessar mais por matemática quando a matéria foi ficando mais difícil, porque ficou mais legal. As questões da prova estavam meio difíceis, achei que eu não ia conseguir, mas ainda bem que eu consegui”, contou em entrevista ao JR.


A professora regente da turma do 5º ano, Vera Lúcia Mello Gonçalves, também falou com o JR sobre o empenho do aluno nas aulas, e o orgulho de vê-lo se destacando em uma prova de nível nacional. “O Arthur é muito curioso, observador, gosta de participar e de dar opiniões durante a aula. Ele é muito presente na sala de aula, e é interessado não só em matemática, mas em todas as disciplinas. Porém, a disciplina de matemática é a de que ele gosta mais”, afirma Vera.


A professora conta que já teve muitos alunos, em diversas outras escolas, que fizeram o OBA e alguns já trouxeram medalhas de prata e de bronze. E devido ao seu conhecimento com a prova, e pela experiência, ela já imaginava que ele fosse se sair bem e conseguir uma medalha nesta edição da prova.
“Estávamos esperando uma medalha de prata, ou bronze, mas quando chegou a medalha de ouro foi uma surpresa muito agradável, tanto para mim como professora, como para ele enquanto aluno (…) ele foi o responsável por trazer a primeira medalha de ouro aqui para a escola Luiz Real”, comemorou também a diretora da escola, Anna Amélia Nascimento Ribeiro.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Educação

Cambé: iniciadas as matrículas para 2025

Secretaria de Educação e Cultura já iniciou as matrículas para ano letivo de 2025 na Educação Infantil, Fundamental e EJA A Secretaria de Educação e

Educação

Grupo Nhande Marandu intensifica ações

Projeto cultural afro-indígena do Colégio Kennedy tem atividades e ações durante todo o ano, mas que se intensificam durante o mês da ‘Consciência Negra’ O