Rolândia terá sua 12ª Conferência de Saúde no dia 15

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Saúde
  6. /
  7. Rolândia terá sua 12ª...

Evento será realizado na Faccar e terá como tema: ‘Garantir Direitos e Defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia’

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Rolândia convida toda a comunidade para participar da 12ª Conferência Municipal de Saúde no dia 15 de dezembro. O evento, que tem como tema ‘Garantir Direitos e Defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã será outro dia’, será realizado na FACCAR – Faculdade Paranaense (Rua Dom Pedro II nº 400, região do Conjunto Horácio Cabral).


Na oportunidade, serão discutidas as propostas de ações de saúde elaboradas pela comunidade nas Pré-Conferências, bem como a eleição dos Conselheiros Municipais para o quadriênio 2023/2026 e a escolha dos delegados representantes do município para a etapa estadual. Durante o encontro quatro eixos principais serão abordados: O Brasil que temos – O Brasil que queremos; O papel do Controle Social e dos Movimentos Sociais para salvar vidas; Garantir Direitos e Defender o SUS, a vida e a democracia; e Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.


De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Roberto Heinz Muller, as Pré-Conferências feitas durante o mês de outubro foram de grande importância para estruturar essa 12ª Conferência. “Dessas pré-conferências foram extraídas as propostas que serão analisadas e votadas na Conferência, e de lá também serão extraídas as quatro propostas que irão para o nível estadual, e provavelmente federal”, explica.


Heinz pontua que o tema principal deste encontro é sobre garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia. “Particularmente defino que as pautas mais importantes a serem encaminhadas são as que dizem respeito ao acesso do cidadão ao serviço de saúde que ele necessita em sua integralidade. O outro tópico que também considero bem importante é o que diz respeito à participação social, porque o Conselho Municipal de Saúde é um dos poucos que vem regulamentado desde leis federais, passando por estaduais e municipais”, afirma o presidente.


Roberto também acrescenta que “se de fato a sociedade participa denunciando, requerendo, sugerindo e elogiando, as coisas realmente funcionam”. Por isso, a participação de toda a comunidade é imprescindível no evento. “O Estado promove as conferências estaduais de maneira muito democrática, com muita integralidade e muita diversidade. Nesses encontros, existe a fala de todos tipos de movimentos, sejam eles raciais, religiosos, ou sociais em geral (…) encontros assim são levados com seriedade por todos e produzem muitos frutos”, reforça.


O presidente estima uma participação de aproximadamente 120 pessoas nesta conferência, entre elas os 60 delegados que vão analisar e votar as propostas levantadas nas pré-conferências, além de comissão organizadora, equipe da secretaria de saúde, autoridades, entidades municipais e demais convidados. “Queremos a presença do prefeito, do presidente da Câmara, dos vereadores, da promotoria pública, da imprensa e outras diversas instituições municipais”, salientou Roberto.


Durante a conferência serão escolhidos os novos membros do CMS. “Serão eleitos 32 conselheiros, 16 titulares e 16 suplentes. Por lei, tem que ser mantida a paridade, ou seja, metade dos conselheiros ,tanto titulares quantos suplentes, precisam ser representantes da sociedade civil organizada, outros 25% são trabalhadores de saúde e os 25% restantes são os gestores e prestadores de serviço, como por exemplo, hospitais, laboratórios, clínicas etc ”, informa Roberto.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Saúde

Dengue: Arapongas tem óbito

Município registra morte de homem de 80 anos, que tinha comorbidades Na terça-feira (1), a Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde,

Saúde

Arapongas adquire 1,4 mil equipamentos de Saúde

Prefeitura de Arapongas adquire quase 1.500 equipamentos para fortalecimento de sua saúde pública prefeito de Arapongas, Rafael Cita, acompanhado pelo secretário municipal de Saúde, Carlos