Ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Vereadores de Rolândia esteve na Casa de Leis na quinta-feira para protocolar o pedido

O ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Vereadores de Rolândia, o empresĂĄrio Alex Santana, protocolou um pedido para a abertura de uma ComissĂŁo Parlamentar de InquĂŠrito (CPI) do âCaso dos R$40 milâ. A solicitação foi protocolada na quinta-feira (08) no Legislativo rolandense.
O pedido tem relação com uma questĂŁo ocorrida no dia 11 de fevereiro de 2021, quando circularam dois vĂdeos pelas redes sociais que denunciavam a compra de votos para a eleição da Mesa Diretora do Legislativo de Rolândia. Ă ĂŠpoca, o fato levantou muita polĂŞmica e foi parar na delegacia e no MinistĂŠrio PĂşblico.
âA população pede esclarecimentos para saber se houve ou nĂŁo houve irregularidades nessa situação, por isso vim atĂŠ aqui para protocolar um pedido de abertura de CPI para que haja esclarecimentos e investigação, e para que as pessoas envolvidas possam vir se defender, colocar os seus pontosâ, explica Alex Santana.
As CPIs sĂŁo comissĂľes temporĂĄrias, ou seja, sĂŁo formadas com prazo de validade e com um objetivo bem definido, como ĂŠ exatamente o âCaso dos R$40 milâ. Segundo o artigo 35 do regimento da Câmara Federal, o objetivo de uma CPI ĂŠ de âinvestigar um fato que seja muito importante para a vida pĂşblica e para a ordem constitucional, legal, econĂ´mica ou social do PaĂsâ.
Para que uma CPI seja instaurada, ĂŠ necessĂĄrio que um parlamentar solicite essa abertura. âPor isso eu vim atĂŠ aqui para fazer o pedido da abertura dessa CPI e agora um parlamentar deverĂĄ pegar essa solicitação e a levar para o plenĂĄrioâ, informa.
De acordo com Alex Santana, o intuito com essa CPI ĂŠ apenas o de esclarecer os verdadeiros fatos que envolvem toda essa situação. âJuntos com os demais envolvidos, vamos esclarecer toda essa situação (âŚ) essa Casa de Leis precisa de transparĂŞncia (âŚ) peço ao vereador Reginaldo Silva que paute essa solicitação na prĂłxima sessĂŁoâ, pontua Alex.