EDITORIAL – Edição: 901 – sexta-feira, 23/12/22
Olá, querido leitor e cara leitora do JR
Feliz Natal a todos, apesar de termos mais de 30 milhões de pessoas passando fome no Brasil. Feliz Natal a todos, mesmo com mais de 120 milhões de pessoas com insegurança alimentar. Feliz Natal a todos, ainda que tenhamos tantas tragédias provocadas por causa da chuva em vários estados do país.
O desejo de um Feliz Natal é para que possamos melhorar como seres humanos e possamos diminuir o sofrimento do outro, ou da outra. Talvez, assim, e com uma boa política social e financeira, possamos ter bem menos pessoas passando fome no próximo ano e no Natal de 2023.
Então, um Feliz Natal a todos e a todas.
Mudando de tópico e de pauta, nesta edição há várias matérias que merecem ser lidas com atenção. A avaliação da transparência do Tribunal de Contas do Paraná sobre os portais dos Legislativos (pela 1ª vez) e das prefeituras (já no 4º ano) mostra como estão os 399 municípios do estado neste quesito.
Realmente, a posição que os poderes Executivo e Legislativo de algumas cidades ocupam é de dar vergonha. A avaliação é sobre os portais da transparência desses dois órgãos, separadamente.
Em Rolândia, um bebê de três meses, o Caleb, precisa da ajuda da comunidade rolandense e também da região. Ele precisa tomar um remédio que custa R$ 4,5 mil, além de necessitar de um leite especial, o Aptamil, e de fraldas M. A matéria está na página 07 e, nela, pode-se saber como se faz para ajudar a essa criança inocente. Ainda em Rolândia, uma professora e sua filha ficaram três dias a mais em sua viagem turística ao Peru. O motivo: a crise política que está tomando conta do país vizinho. “Vimos a história sendo escrita”, revelou Fernanda Festi, a docente que ficou ‘presa’ com sua filha Ana Laura na terra dos Incas.
Por falar em mulheres, pela primeira vez o Legislativo de Prado Ferreira terá uma mulher à frente da Mesa Diretora. A vereadora Michele venceu a eleição e comanda a Casa de Leis do município até o final de 2024. A cidade, que já tem uma prefeita, agora também tem uma presidenta na Câmara. É a força das mulheres sendo demonstrada novamente.
Por fim, em Cambé, uma atleta de 16 anos, Josiane, foi convocada para a seletiva da seleção paranaense de voleibol sub-19. A convocação mostra que o trabalho do Cambé Vôlei, da Secretaria de Esportes, amparada pela prefeitura municipal, tem gerado muitos resultados. É o ofício de Reginaldo Mazolla, que entende muito de voleibol.
Boa Leitura
Josiane Rodrigues – editora
José Eduardo – editor