Chapa do parlamentar do DEM teve 5 votos, 1 a mais do que a chapa de Anderléia Fabiana da Costa, do PL
O vereador Marcelo da Silva Quenupe (DEM), o Marcelo da Farmácia, é o novo presidente da Câmara Municipal de Jaguapitã para o biênio 2023/24. Marcelo estava à frente da chapa 2, eleita por 5 votos contra 4 da chapa ‘Unidos por Jaguapitã’ na sessão do dia 05 de dezembro.
A votação, secreta, foi conduzida pelo atual presidente da Casa, o vereador Antônio Paulino de Mello (Cidadania). Todos os 9 vereadores do Legislativo votaram. Além do presidente Marcelo da Farmácia, foram eleitos Jivanildo Lima da Silva (PSD) como vice-presidente, Manoel Delfino Rosa Neto (DEM) como 1º secretário e Diego Almeida Madeira (DEM) como 2º secretário.
Na chapa ‘Unidos por Jaguapitã’, concorria a vereadora Anderléia Fabiana da Costa (PL) como presidente, Antônio Paulino de Mello como vice-presidente, Carlos Santa Cruz (PL) como 1º secretário e Luiz Fernando Vieira (Cidadania) com 2º secretário. O único vereador que não estava em nenhuma chapa era Willian Douglas de Carvalho (PT).
O presidente eleito, que assume em 1º de janeiro de 2023, juntamente com a nova Mesa Diretora, falou com o JR e lembrou que a Câmara não possui sede própria. Hoje a Casa de Leis está em um prédio cedido pela prefeitura, a Casa de Cultura. Marcelo falou em harmonia com o Executivo Municipal. “Tudo aquilo que for bom para a cidade de Jaguapitã, nós vamos buscar conseguir apoio aqui no Legislativo”, ressaltou o futuro presidente da Câmara de Jaguapitã.
História
Marcelo da Silva Quenupe tem 40 anos e é natural de Contagem (MG). Mudou-se para Jaguapitã, onde moravam os avós maternos, quando tinha 6 anos de idade com a mãe Fátima da Silva Quenupe e os irmãos Márcia, Marize, Elizângela, Emanuel – sua mãe havia se separado do pai Gecy Alves e estava grávida de Keyla.
Marcelo sempre acompanhou a mãe nos trabalhos de roça. A família se mudou para o conjunto Francisco Consalter 2 e Marcelo estudava e nas horas vagas trabalhava vendendo sorvetes, geladinhos, salgados e engraxando sapatos para ajudar em casa.
Começou a trabalhar na farmácia Paraná em 2000, inicialmente fazendo entregas e cobranças e posteriormente passou a balconista, sua profissão atual. No dia 06 de dezembro de 2003 casou-se com Fernanda Luziane Lima e tem três filhos, Thaís, Rafaella e Gabriel, e dois netos, Pedro e José Antônio, filhos de Thaís.
Ingressou na política trabalhando em campanhas eleitorais do saudoso Maguila e, em 2012, disputou a primeira eleição e obteve com 242 votos sem ser eleito. Em 2016 foi eleito com 243 votos e, em 2020, foi reeleito com 254 votos.