Quantia era necessária para a compra do medicamento que é essencial para o tratamento da ‘síndrome de West’, com a qual foi diagnosticado o bebê rolandense de três meses
Apenas três dias após a divulgação, pelo JR, da matéria do bebê rolandense Caleb Liam Sifontes Barbosa, de três meses de idade, diagnosticado com síndrome de West, os voluntários conseguiram arrecadar o valor de R$ 4,5 mil para a compra de um medicamento que é essencial no tratamento do bebê.
“Conseguimos os 4,5 mil reais e tem gente ainda ajudando a família. Agora, quem for ajudar pode entrar em contato com o Diego Américo Barbosa (29), pai do Caleb, que dará sequência na campanha”, explica a voluntária Flaviane Marcela Lopes, que organizou a arrecadação do recurso para o medicamento.
A medicação, importada dos Estados Unidos, já chegou ao Brasil e foi para o Hospital Universitário de Londrina, local onde o bebê está internado há duas semanas. Caleb recebeu o remédio na terça-feira, depois de tratar uma infecção de urina. O tratamento com o medicamento deve durar uma semana e terminar na próxima segunda (02). “A Nancy da farmácia nos explicou que esse remédio não é de uso contínuo, é um tratamento inicial apenas. Ela também informou que já tem uns 20 anos que esse medicamento é utilizado e tem médicos do Brasil todo que o prescrevem. É a primeira opção do tratamento da síndrome de West”, revela Flaviane.
O médico que trata de Caleb pediu essa medicação, composta por quatro ampolas, e vai usá-la no bebê. Se tudo der certo e a medicação for eficiente, a família entrará na Justiça para garantir que o Governo forneça esse remédio para o pequeno guerreiro rolandense.
A síndrome, além de não ter cura, também pode causar dano cerebral. Conhecida como epilepsia mioclônica, é uma doença rara que afeta principalmente os homens. O problema é caracterizado por crises epilépticas frequentes e se manifesta dos 2 aos 12 meses de idade.
A ajuda continua
A comunidade rolandense e da região pode continuar ajudando a família de Caleb, que também necessita da doação de leite Aptamil 1 e de fraldas no tamanho M.
Depois da arrecadação ter atingido o valor necessário para a compra do medicamento, Flaviane direcionou uma chave-Pix do Diego, pai de Caleb, como um modo de encaminhar doações para a família. “As pessoas interessadas em contribuir com a ação podem fazer um Pix para o Diego por meio da chave: 43996175751”, informa a voluntária.
Quem quiser também pode ir até a residência da família e Caleb, que fica na Rua Domingos Romanholo, nº 121, fundos, na região do Jardim Planalto. Caleb é filho de Diego e de Karla Kamila S. Ramirez (28).