Pesquisar
Close this search box.

De prefeitos, censo, FPM e heroísmo

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Cotidiano
  6. /
  7. De prefeitos, censo, FPM...

EDITORIAL – Edição: 903 – sexta-feira, 06/01/23

Olá, querido leitor e cara leitora do JR

Iniciamos 2023 com uma série de reportagens com os prefeitos das cidades em que circula a edição impressa do JR – Jornal Regional. Os primeiros prefeitos a serem entrevistados foram o de Jaguapitã, Gerson Marcato, e o de Cambé, Conrado Scheller.


Os dois falaram sobre o ano de 2022, segundo ano de mandato, sobre o que fizeram e sobre o que preparam para este ano. Os gestores também abordaram os planos para 2023 e as obras que pretendem realizar neste penúltimo ano de mandato, que se encerra em 2024.


Na sequência, também entrevistaremos a prefeita de Prado Ferreira, Maria Edna, e os prefeitos de Rolândia, Ailton Maistro, e de … Aqui, um pouco de mistério já que o prefeito que entrevistaremos é da próxima cidade em que circulará a edição impressa do JR. Isso ainda em janeiro. É aguardar e descobrir…


Falando em prefeitos, o de Rolândia deve estar bem contente com os números do Censo 2022. Isso porque o município tem 71.344 pessoas e, por menos de 30 habitantes, Rolândia muda de porte para receber a sua parte no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) – passa de 2,4% para 2,6%. Cidades com até 71.316 habitantes recebem 2,4%. Essa mudança significa milhões a mais no orçamento rolandense para 2023.


Para se ter uma ideia, em 2022, Rolândia recebeu quase 60 milhões do FPM. Neste ano, com os novos números que o IBGE passou para o Tribunal de Contas da União, esse valor deve subir bem, o que significa mais investimentos no município e para os rolandenses.


Do FPM para o ‘heroísmo’, novamente, policiais do 15º Batalhão da Polícia Militar de Rolândia salvaram a vida de uma criança que estava engasgada. Um menino de 4 anos de idade, Pedrinho, foi colocado nas mãos dos policiais Julio, Marcio e Heniton, da Rotam, sem respirar e já roxo. Os PMs agiram rapidamente, fizeram a manobra de Heimlich e correram para o hospital São Rafael. Salvaram a vida do menino naquela noite da segunda-feira (02) e puderam, inclusive, levar um brinquedo para Pedrinho brincar na tarde da quarta (04).


Heróis sem capa, mas de uniforme; anjos sem asas, mas de fardas…

Boa Leitura!

Josiane Rodrigues – editora

José Eduardo – editor

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: