Motorista conseguiu pular, mesmo com veículo sendo arrastado, e não ficou ferida
O trem da Rumo Logística ‘arrastou’ um veículo por cerca de 150 metros na cidade de Cambé na manhã desta segunda-feira (16). A motorista, moradora de Cambé, estava sozinha no carro, um Fiat Toro, e conseguiu pular, mesmo sendo arrastado pelo trem. Ela não se feriu e houve apenas os danos materiais.
De acordo com informações de Silvio Rodrigues, do Portal Cambé, o acidente aconteceu no cruzamento da linha férrea com a rua Dinamarca, próximo ao supermercado Super Golff. O Siate foi chamado e atendeu à vítima, que ficou muito assustada. Não há informações de como teria acontecido o acidente.
E as cancelas?
Em março do ano passado, a Prefeitura Municipal de Cambé enviou uma notificação extrajudicial à empresa Rumo Logística, responsável pelo transporte ferroviário na região, para que a empresa providenciasse cancelas nas passagens de trem ao longo da cidade.
A linha férrea que cruza o município está sob concessão e responsabilidade da empresa. Através do aviso, a Prefeitura exige que a concessionária também desenvolva projetos e obras para garantir a segurança da população no entorno e nos cruzamentos da linha férrea nos próximos três meses.
Na extensão do município, existem 10 transposições em nível da linha e uma trincheira. De acordo com a notificação, esses cruzamentos representam perigo para pedestres e para motoristas. Até o momento, nenhuma cancela foi instalada em Cambé.
Rolândia
Outra cidade que sofre com acidentes e mortes por causa do trem é Rolândia. O município pediu por cancelas à Rumo em seus 11 pontos de cruzamento com a linha férrea. Em novembro do ano passado, a Rumo divulgou que Rolândia teria, pelo menos, dois locais com equipamentos que serão instalados para aumentar a segurança para quem atravessa a linha férrea. Chamada de PN (Passagem em nível) Sensoriada, essa tecnologia é composta por sensores instalados nas proximidades dos cruzamentos rodoferroviários que identificam a aproximação do trem e acionam o semáforo instalado para motoristas no cruzamento com a ferrovia.
A PN Sensoreada consiste em quatro sensores instalados nas proximidades da ferrovia em uma distância de aproximadamente 400 metros que identificam a aproximação do trem. Por meio de um sistema de inteligência artificial com visão computacional e de monitoramento do local, os sinais são captados pelo equipamento e acionam a sinalização do semáforo, alertando o motorista para a necessidade de parar e alternando novamente para verde após o trem completar a travessia.
Os estudos da Rumo indicaram dois cruzamentos para esta fase do projeto. Esses locais representam 64% dos acidentes registrados nos últimos cinco anos em Rolândia. Um dos equipamentos será instalado na rua Dom Pedro I, que faz a ligação entre o Jardim Alvorada e a Av. Pres. Getúlio Vargas. Já o outro ficará na avenida Francisco Serpeloni, ligação entre o Jardim Itália e a Av. Pres. Getúlio Vargas, que tem a Paróquia da Ressureição como ponto de referência. Até o momento, as PNs Sessoriadas ainda não foram instaladas.