Prefeito de Rolândia, Ailton Maistro, fez um balanço de 2022 e projeta vários eventos, e obras, para o município nos próximos meses
Em mais uma matéria da série de entrevistas com prefeitos da região, nesta semana o JR – Um Jornal Regional esteve com o chefe do executivo de Rolândia. Diretamente de seu gabinete, o prefeito Ailton Maistro (PSL) fez um balanço da gestão feita em 2022, e comentou sobre os projetos previstos para os próximos dois anos de mandatos, 2023 e 2024.
A cidade de Rolândia possui uma população aproximada de mais de 71 pessoas (prévia do Censo de 2020) e viveu, em 2022, o segundo ano de gestão do prefeito Ailton Maistro e do vice Marcio Vinícius (PSL), que nas eleições municipais de 2020 foram escolhidos por 43,75% dos rolandenses, o que representa 13.270 votos no total.
Para Maistro, o ano de 2022 foi um ano de reorganização da cidade, e vai continuar tendo o mesmo foco em 2023. “Não conseguimos reorganizar todo o setor de uma cidade de uma vez só, então gradativamente estamos indo por setores (…). Acabamos de contratar uma empresa da Universidade Estadual de Londrina (UEL) para fazer uma readequação em todo o sistema de RH”, afirma o gestor.
Saúde
Para o prefeito o setor de saúde está avançando, e teve muitas melhorias em 2022. “Nós estamos modernizando esse setor. Devolvemos a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Oliveira e modernizamos os equipamentos. Por meio de uma emenda impositiva, nós adquirimos um raio X digital, estamos modernizando a frota de veículos e compramos uma ambulância nova”, revela Maistro.
De acordo com o gestor, para fazer um trabalho diferente e que tenha qualidade no atendimento, as UBSs da cidade estão recebendo móveis planejados. “Esses móveis já foram entregues nas unidades de saúde do jardim Planalto, do Parigot de Souza e no jardim San Fernando (…) também foi dado início na reforma e na ampliação da UBS do Santiago e na UBS do Nobre”, confirma o prefeito.
Educação
As Escolas Municipais Maria Teixeira Georg e Geralda Chaves Tiradentes receberam no ano passado pintura, reforma e ampliação dos refeitórios e das cozinhas. “Em 2022 também fizemos a pintura na Escola Municipal Professor Sebastião Feltrin, e vamos fazer a reforma no prédio onde vai ser a Secretaria de Educação em si, e também já vamos moldar o primeiro barracão onde será instalada a parte de merenda escolar, almoxarifado, a parte de cozinha experimental das nutricionistas”, pontua Maistro. Em 2022 o setor de educação de Rolândia também recebeu novos veículos. “Foram compradas sete Mercedes, automáticas, com trava elétrica e foram comprados outros veículos para educação tudo com recurso próprio”, informa.
Infraestrutura
Segundo Ailton Maistro, o município de Rolândia fechou o ano de 2022 com 91% da iluminação pública de lâmpadas de LED. “Quando nós assumimos, apenas 48% da iluminação era de LED. O mais importante a se destacar é que todo esse serviço foi feito com a sobra dos valores da taxa de iluminação pública”, informa.
Neste momento, o prefeito ressalta que falta instalar iluminação de LED apenas nos bairros Cidade Nova I e II, e no Parque Industrial Hans W. Lehmann. “Com isso, nós vamos chegar ao número de 100% de iluminação em LED em Rolândia. Na região, seremos a primeira cidade com o nosso porte a ter isso”, garante Ailton Maistro.
O prefeito também informa que a Estrada dos Pioneiros será iluminada até o trecho que chega à empresa JBS. “Nós estamos atuando muito nas estradas rurais, e já ajustamos mais de 50 km delas. Nós também estamos dando prosseguimento de uma obra que nós pegamos da gestão passada e que estava paralisada porque tinha um problema com pedra irregular: a estrada do Caramuru”, afirmou.
Para o prefeito, a iluminação do Natal de 2022 em Rolândia, também foi melhor se comparada ao do ano anterior. “Essa semana mesmo eu recebi aqui o pessoal da Associação Empresarial de Rolândia (ACIR) que veio agradecer todo o apoio que demos em 2022 e em 2021 (…). Percebemos que depois do período mais intenso da pandemia as pessoas estão mais felizes e as famílias estão um pouco mais unidas”, pontuou.
Planos para 2023 e 2024
Quanto a projetos para 2023, o prefeito afirma que está fazendo licitações com um valor total de R$ 11 milhões de recursos próprios, e R$ 2 milhões de fora, para o recapeamento da cidade. “Os rolandenses já estão percebendo aos poucos a mudança no recapeamento. Estamos primeiro melhorando as ruas por onde passam mais veículos pesados, e depois aquelas que ficaram por um longo período abandonadas”, ressaltou.
Já na parte de eventos para a cidade, Maistro diz que há muitos planos para a cidade nesse sentido, alguns para 2023, e outros para 2024. A ideia é que no próximo ano, em 2024, a prefeitura organize uma grande festa de aniversário da cidade. Já para setembro deste ano a intenção é fazer uma grande festa de reinauguração do Ginásio de Esportes Emilio Gomes. Não há nada especial preparado para o aniversário em 2023, quando Rolândia completa 79 anos – isso no dia 28 de janeiro, data da emancipação política da cidade.
Para o Natal o prefeito afirma que quer mudanças. “Vou começar a traçar o Natal desse ano o quanto antes, para haver mudanças radicais no projeto e muito investimento. E vou começar a traçar o aniversário de 80 anos de Rolândia em fevereiro desse ano. Vamos programar uma festa muito bonita em 2024. Não faremos festa esse ano pois ainda preciso resolver vários problemas da população”, afirma.
Outro evento abordado por Ailton Maistro foi a Oktoberfest, que deve voltar a ser realizada neste ano, depois de três anos sem o evento. O último, a 30ª edição, foi realizado em 2019 sob a administração de Francisconi. Com a inauguração do Ginásio Redondão, do Complexo Esportivo Emílio Gomes, possivelmente em setembro, o local poderia receber a mais tradicional festa rolandense ainda neste ano de 2023.