Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPS ad) de Rolândia atende a cerca de 400 pessoas por mês e existe desde 2006 no município
Qualidade de vida. Essa é a principal meta de quem procura tratamento no Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPS ad), serviço mantido pela Prefeitura de Rolândia. Oferecendo apoio e uma chance de reintegração na sociedade, o CAPS ad atende mensalmente a cerca de 400 pessoas que optaram por buscar uma mudança em suas vidas.
Noa segunda-feira (20), o Centro completa 16 anos de existência e atuação em Rolândia. “Em 20 de fevereiro de 2006, foi implantado em Rolândia o CAPS ad. Essa data é muito significativa, pois também é o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo. Esse é o momento de dar os parabéns a todos os profissionais e pessoas que fazem parte dessa trajetória”, comemorou Adma Camargo de Souza, coordenara do CAPS.
O que o CAPS ad oferece?
O CAPS ad atua no fortalecimento dos serviços de saúde mental no município, e isso vem sendo decisivo nos trabalhos de reabilitação psicossocial de pessoas que sofrem com uso abusivo de álcool e outras drogas, as quais, frequentemente, causam outros transtornos mentais, segundo pontuou Adma.
“O CAPS ad também oferece atendimento a familiares de usuário de álcool e de outras drogas, através de profissionais especializados, olhando o paciente como um todo: bio-psicossocial”, revelou Adma. De acordo com a coordenadora, no CAPS é desenvolvido todo um trabalho em conjunto com a rede de atenção de saúde, contando com uma equipe multiprofissional.
“Oferecemos atendimento de psiquiatra, enfermeira, psicóloga, assistente social, educador físico e terapeuta ocupacional, integrados com outros CAPS do município como o CAPS II adulto atendendo transtornos mentais e o CAPS Infantil. Lá podem ser atendidas pessoas acima de 18 anos de ambos os sexos, que apresentam problemas decorrentes de álcool e drogas, bem como aos seus familiares”, informou a coordenadora.
Precisa de ajuda? Busque o CAPS ad
“Se você tem problemas com o uso abusivo de álcool ou outras drogas ou quer ajudar alguém, entre em contato e saiba como podemos ajudar”, orienta a coordenara. O contato com o CAPS ad podo ser feito pelo telefone (43) 3255-1926. “Ou dirija-se até à rua Alzira Tiburski, 102, no centro da cidade e agende um horário. Lembrando que os CAPS são unidades de atendimento à saúde mental ligadas ao SUS que oferece atendimentos gratuitos”, pontuou Adma.