A violência contra a Mulher na pauta

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Cotidiano
  6. /
  7. A violência contra a...

A necessidade de se falar da ‘Violência Simbólica’; palestra que faz parte da campanha ‘Elas fazem acontecer’, do JR e empresas parceiras, abordou a temática em evento no museu Izidoro Armacollo

O encontro contou com a participação de aproximadamente 50 pessoas e foi marcado por discussões de grande importância

Na quarta (15), o Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Londrina marcou presença no Museu de Artes Izidoro Armacollo, no Espaço Garten, em Rolândia. O encontro contou com a participação de aproximadamente 50 pessoas e foi marcado por discussões de grande importância que envolvem a temática da violência simbólica, tema principal abordado durante a visita do grupo. A palestra fez parte da campanha ‘Elas fazem acontecer’, do JR e de outras sete empresas gerenciadas por mulheres em Rolândia.


Entre as convidadas do evento estavam Giandra Gorgato Cavassani e Carolina Sodré, líderes do Comitê Combate à Violência Contra a Mulher, do Grupo. Ambas apresentaram o Grupo, falaram de sua formação e organização, além de citar as principais ações realizadas por essas mulheres, que atuam de modo voluntário com o único objetivo de ajudar outras mulheres.


“Nós somos feministas, lutamos pelo fim da violência contra a mulher, somos a favor dos Direitos Humanos, a favor da liberdade de imprensa, a favor da igualdade racial contra qualquer tipo de discriminação, e a favor de um sistema público e eficiente de saúde, a favor da educação de qualidade para toda a nação e a favor da democracia”, pontuou Giandra.


A líder Carolina Sodré explicou um pouco mais sobre a questão do voluntariado do grupo e da importância que existe quando outras mulheres se engajam. “Muitas vezes achamos que ajuda voluntária é só quando doamos alguma roupa que não usamos mais e levamos para alguma caridade, mas não é só isso. Para as mulheres que acham que não conseguem ajudar, acreditem, todas temos algo de bom para compartilhar”, ressaltou.


Logo apos, a doutora em Estudos Literários pela UEL, Marina Stuchi, que desenvolve pesquisa sobre os relatos no teatro contemporâneo, violência de gênero e feminismo, conversou c sobre o tema principal da noite, a violência simbólica. Stuchi deu um ‘spolier’ de uma performo-palestra que faz em Londrina, em que se coloca em debate a violência de gênero a partir de pesquisa e relatos pessoais. O objetivo é nomear as diversas violências para reafirmar a necessidade de identificá-las e combatê-las.


Na sequência, a pesquisadora também trouxe a explicação mais geral do que é o conceito de violência simbólica, que foi elaborado por Pierre Bourdieu, sociólogo francês, para descrever o processo em que se perpetuam e se impõem determinados valores culturais. “Eu afirmo, com toda certeza, que todas as mulheres já sofreram violência simbólica desde o dia que nasceram”, ressaltou a doutora.


Durante sua fala, Marina trouxe exemplos reais, especialmente relacionados à figura da mulher em capas de revista, de diversas décadas, provando que o discurso de violência simbólica ultrapassou gerações e que, mesmo nos dias de hoje, ainda existe e precisa ser combatido. “Precisamos nos posicionar e falar sobre isso. Mossa luta não é contra os homens, é contra a toda forma de machismo, misoginia, e contra a essa grande estrutura patriarcal na qual vivemos”, pontuou.


O evento também teve a participação de representantes municipais, como a vereador Prof.ª Janaina Beneli (União Brasil), que é a procuradora responsável pela Procuradoria da Mulher de Rolândia, que na ocasião, também compartilhou cartilhas educativas com o tema da violência contra a mulher. A primeira-dama, Ana Maria Mungo Maistro, também esteve presente e elogiou o ‘bate-papo’ da noite.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Cotidiano

De vários tópicos, assuntos e pautas

Editorial – Edição: 1011 – sexta-feira, 04/04/25 Caro leitor e cara leitora A matéria principal desta edição trata do ensino do português para os migrantes

Cotidiano

ACIR lança seu Show de Prêmios

Campanha, que começa no dia 07 de abril, terá premiações em todas as ações do ano e todas as lojas participantes terão ganhadores No próximo