Pedro Henrique Mantovani, atualmente no REC, disputará a categoria sub-16 de uma das principais competições de base do mundo
O goleiro rolandense Pedro Henrique Mantovani (15) vai disputar a Copa Mic 2023 em Barcelona, na Espanha, de 04 a 09 de abril. O atleta foi convidado para integrar a equipe do BCN Academy, junto com outros brasileiros de diversas regiões do país. “Essa é uma equipe de intercâmbio e fui convidado depois que me viram jogar em um torneio em Paulínia (SP) pela equipe J6, filial do Grêmio em Londrina”, relembra.
Mantovani viaja no dia 25 para São e, no dia 26, segue para a Espanha para a Copa Mic 2023, considerada o maior torneio de base do mundo. Por lá já passaram craques como Leo Messi, Neymar, Coutinho, Fàbregas, Ansu Fati, só para citar alguns deles. A Copa Mic é dividida em categorias: no futebol masculino há sub-19, sub-18, sub-16, sub-15, sub-14, sub-13 e sub-12. A categoria sub-12 tem ainda o futebol de 7 jogadores. Já a categoria feminina é disputada apenas na sub-19.
O goleiro Mantovani está na equipe BCN Academy, que está no grupo C da sub-16, ou U-16, como dizem os europeus. Neste grupo estão ainda as equipes Català FC Puerto Rico, Fundació EU Vic e ARO Ce. A categoria tem 56 times divididos em 14 grupos com quatro equipes cada. Disputam essa categoria times como o Liverpool, o Crystal Palace, o Borússia Dortmund e o Olympique de Marselha.
Atualmente, Mantovani está disputando a liga de Londrina sub-17 pelo REC e também a Liga de Maringá. Teve passagens pelo Londrina e pela equipe J6, na qual foi ‘descoberto’ pelo olheiro do BCN, de Barcelona, durante o torneio em Paulínia.
Mantovani começou a jogar futebol bem cedo e sempre quis ser goleiro, mas um de seus primeiros técnicos o fez mudar de posição, por causa de sua pequena estatura à época, quando tinha 6 anos de idade. Insatisfeito, saiu dessa escolinha e foi jogar com o time de futsal do Pascolatti. “Aos 11 anos, fui para o campo na escolinha do Dirceu Mattos e do Bruno, a Gol de Placa”, relembra.
Em 2020, um olheiro do Tubarão, Alencar, viu o rolandense fazendo um treino técnico específico para goleiros no aterro, em Londrina. “Depois do treino, ele foi falar com meus pais e me convidou para disputar a categoria de base pelo LEC. Fiquei lá por dois anos, fui dispensado e fui convidado pelo J6 para disputar o torneio em Paulínia”, ressaltou Mantovani, que tem 1,80 m de altura.
Depois do convite do time espanhol, o goleiro começou um treinamento intensivo na escolinha Gol de Placa, com o Felipe Roque, que sempre me ajudou. “Aí recebi uma ligação do REC me convidando para disputar o sub-17. Só combinei que teria que jogar esse torneio na Espanha”, pontuou. Pedro Henrique Mantovani é filho de Gilvanira e de Claudemir.