Entidade foi fundada e idealizada por Luiz Picinin com o objetivo de abrigar crianças desamparadas e em situação de vulnerabilidade
O Lar Infantil Marília Barbosa fica na rua Dinamarca 1288
O Lar Marília Barbosa, de Cambé, completou 70 anos de fundação no último dia 29. Inaugurado em março de 1953, o Lar foi fundado e idealizado por Luiz Picinin com o objetivo de abrigar crianças desamparadas e em situação de vulnerabilidade, muitas delas pertencentes a famílias de imigrantes desprovidas de recursos que chegavam a Cambé e não tinham onde se estabelecer.
A ideia veio de Nova Iguaçu-RJ, onde Picinin conheceu Marília Barbosa, professora dedicada que trabalhava em uma instituição com os mesmos propósitos filantrópicos.
Em Cambé, o Lar recebeu o nome de Marília Barbosa e foi, por cerca de seis décadas, dirigido pelo Senhor Hugo Gonçalves e pela Dona Dulce, o paizinho e a mãezinha, que deixaram para sempre na sociedade cambeense a marca de sua generosidade, tendo como missão “cuidar e educar com amor”.
A partir do ano de 1999 o Lar Infantil Marília Barbosa passou por alterações determinadas por leis federais, mas continuou a atender crianças em formato de creche, em período integral, levando este trabalho até 2004. Nessa época, passou a manter um Centro de Educação Infantil, totalmente gratuito, em regime parcial, atendendo cerca de 70 crianças entre 3 a 6 anos de idade, tendo vaga para até 120 alunos.
Atualmente, para a manutenção da escola, o Lar Infantil Marília Barbosa tem o aporte de recursos subsidiados pelo município, auxiliando basicamente com o pagamento dos colaboradores e dos professores.
A entidade também desenvolve diversas atividades tais como: costura solidária, fornecendo enxoval para gestantes em situação de vulnerabilidade; fornecendo peças de vestuário e peças lúdicas para as crianças em tratamento no Instituto do Câncer de Londrina; confeccionando peças de vestuário para abrigo de idosos e para comunidades carentes. “Distribuímos, aos sábados, uma média de 120 sacolas com hortifruti para famílias de baixa renda, trabalho que se mantém ininterrupto há 27 anos”, explica Fatima Furlaneto, presidente do Lar.
Para a manutenção dessas atividades, a entidade conta com recursos próprios provenientes de doações de pessoas físicas e jurídicas, promoções e bazar de usados. “Atualmente, tais recursos são insuficientes para atender as necessidades de manutenção e restauração predial. Por isso, a Instituição busca o apoio da comunidade para o auxílio financeiro, de maneira a manter vivo o trabalho que sempre ofereceu ao município”, pontuou a vice-presidente Vania Marquezzi.
Contribuições
Quem estiver interessado em ajudar o Lar Infantil Marília Barbosa, pode entrar em contato com a entidade através do telefone (43) 3154 7273.
As contribuições financeiras podem ser feitas através da Chave Pix 78302650000189, que é o CNPJ do Lar.