Alteração na lei complementar foi aprovada em 1ª votação; vereadores também aprovam Comenda Grão de Café a César Cortez
A Câmara Municipal de Cambé reduziu, em primeira votação, o prazo para a limpeza de lotes e edificações. Na sessão de segunda-feira (03), os vereadores votaram a alteração da Lei Complementar 54/2020, o Código de Posturas do Município, que obriga o proprietário a limpar o terreno ou lote em até 5 dias, e não mais em até 10 dias, como previa anteriormente a lei.
“A cidade está sofrendo com um possível surto de dengue por conta do número de criadouros ativos do mosquito. É preciso tomar providências”, disse o presidente da Câmara, vereador Tokinho. Cambé vive a situação de risco de dengue em 21 bairros, de acordo com os dados divulgados pelo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), divulgado no dia 21 de março.
Comenda
A sessão também foi marcada pela aprovação da honraria Comenda Grão de Café a César Cortez, ex-secretário de Cultura e de Patrimônio da Fundação Cultural de Cambé. A honraria foi proposta pelo vereador Jota Mattos e foi aprovada por unanimidade em uma votação secreta, como prevê o Regimento Interno do Legislativo cambeense. A Comenda deve ser entregue nos próximos meses.
A Comenda Grão de Café é a mais alta horaria do município e simboliza o reconhecimento pelos serviços prestados à comunidade. “Já conhecia parte da história de César Cortez, mas ao conversar e estudar mais sobre ele, fiquei impressionado”, afirmou Jota Mattos.
Quem é?
Ex-funcionário da Prefeitura de Cambé, ex-secretário de Cultura em dois períodos (1987-89 e 1993-96), museólogo profissional, César Cortez foi o primeiro diretor do Museu Histórico de Cambé, em 1985, além de Diretor de Patrimônio da Fundação Cultural e Artística da cidade.