Evento com o professor Angelo Torres fez parte da campanha ‘Autism\o/: Accept – Understand – Love’, que tem apoio do JR – Um Jornal Regional; próxima ação será uma ‘Roda de Conversa’ com a psicóloga Angélica Becker e a terapeuta e psicomotricista Samia Paiva
Na noite de segunda-feira (03), a Escola de Inglês CNA Rolândia promoveu uma palestra com o neurocientista e professor universitário Angelo Torres, que teve o tema “Um autista em minha sala. E agora, José? O cérebro do autista na vida real”.
O evento contou com a participação de 70 pessoas, entre pais, cuidadores e professores, e ao final da palestra, os participantes ainda receberam certificados de participação de modo totalmente gratuito.
O evento fez parte das ações que ocorrem em meio a campanha ‘Autism\o/: Accept – Understand – Love’, promovida pelo CNA com o apoio do JR, e é realizada em paralelo ao ‘Abril Azul’, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a questão do tema do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“Com o apoio do JR, estamos com iniciando o nosso cronograma de ações de conscientização sobre o TEA. A palestra foi bem bacana e teve um tema que é de interesse de todos, principalmente dos professores. O neurocientista Angelo Torres é professor universitário há quase 20 anos, e trabalha em especializações e pós-graduação com e também é mentor de terapeutas e de pais de crianças autistas”, explicou a diretora e proprietária da Escola de Inglês CNA, Jessica Agostini.
Durante a palestra, o professor Angelo Torres discutiu a importância de entender como funciona o cérebro de uma pessoa autista e destacou que, muitas vezes, as pessoas não compreendem as diferenças que existem no mundo das pessoas com TEA, o que pode gerar desafios na comunicação e na inclusão social dessas pessoas.
“Quanto mais as pessoas, as empresas, as famílias, e a sociedade no geral se integrarem sobre o assunto, melhor será a qualidade de vida das pessoas com TEA. O bom conhecimento é sempre algo muito bem-vindo e torna a vida de todos mais adaptativa. No TEA quando temo um ganho, seja em qualquer detalhe, nós passamos para um próximo nível que comprova que todo esforço vale a pena”, ressaltou o neurocientista.
A palestra foi um sucesso de público e teve até fila de espera para participar do evento. Para garantir que todos pudessem ter acesso ao conteúdo, a palestra foi transmitida ao vivo pelo canal do CNA Rolândia no Instagram, e no canal no Youtube e também foi retransmitida pela Fanpage do JR. A iniciativa de transmitir ao vivo também permitiu que muitas pessoas pudessem compartilhar o conteúdo com amigos e familiares por meio de suas redes sociais.
Jessica, além de diretora do CNA e professora, também é mãe de Victória, que tem dois anos e sete meses – a menina foi diagnosticada com TEA no ano passado. Ao JR, Jessica contou que a motivação em fazer essa campanha surgiu para além do fato dela ser uma mãe atípica, mas também por já ter tido contato com muitas outras crianças atípicas durante sua trajetória no setor de educação. “Sendo mãe e educadora, me sinto no dever de lutar e promover mais consciência e empatia para essa causa”.
Sobre o ‘Abril Azul’
A campanha Abril Azul tem como objetivo ajudar as pessoas a entenderem melhor o TEA e a respeitar a neurodiversidade. Segundo dados do CDC (Center of Deseases Control and Prevention), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, existe hoje um caso de TEA a cada 110 pessoas. Dessa forma, estima-se que o Brasil, com seus 200 milhões de habitantes, possua cerca de 2 milhões de autistas.
Próxima ação
O CNA Rolândia vai continuar a campanha durante esse mês de abril com outras ações. No dia 19, haverá uma Roda de conversa com a psicóloga Angélica Becker, e a terapeuta e psicomotricista Samia Paiva. Ambas vão falar sobre a importância da intervenção precoce em crianças que estão dentro do transtorno do espectro do autismo.
As inscrições para o evento presencial podem ser feitas pelo WhatsApp 43 99173-1188. O evento é gratuito e terá certificado. Também haverá transmissão ao vivo pelo canal no Youtube do CNA Rolândia e pelo Instagram @cnarolandia, sendo retransmitido pela fanpage do JR:
/UmJornalregional