Hospital especializado em atendimentos oftalmológicos deve ser instalado em parte do prédio da UBS Central de Rolândia
Na semana passada, Rodrigo Sato Hasegawa, diretor-executivo do Hoftalon (Centro de Estudo e Pesquisa da Visão), esteve em Rolândia e anunciou que o hospital irá instalar uma unidade em Rolândia. O anúncio foi feito no gabinete do prefeito Ailton Maistro e na presença do deputado estadual Cobra Repórter, de secretários e de quase todos os vereadores rolandenses.
O Hoftalon é referência nacional em tratamento de doenças dos olhos, como glaucoma e catarata, e vai beneficiar Rolândia e região. Para viabilizar a instalação imediata, o prefeito Ailton Maistro deve enviar à Câmara Municipal um projeto de lei para ceder, sem ônus ao Hoftalon, parte do prédio onde hoje funciona a UBS Central (Antigo Hospital São Judas), na rua Alzira Tiburski.
A previsão é começar o atendimento ainda neste ano. A unidade deve realizar cerca de 6 mil atendimentos especializados por mês para pacientes de Rolândia e região, tudo pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Um dia histórico para Rolândia. Estamos trabalhando neste projeto há meses e agora conseguimos a confirmação da vinda do Hoftalon para a cidade. É atendimento especializado para a população de Rolândia e da região”, afirmou o deputado estadual Cobra Repórter. “Quero agradecer muito ao diretor do Hoftalon, Dr. Nobuaqui Hasegawa, ao prefeito Ailton Maistro e à secretária Karla que não mediram esforços para garantir mais esta conquista para a cidade”, pontuou Cobra.
Também estiveram presentes na reunião o vice-prefeito Márcio Vinícius, a secretária de Saúde Karla Ulinski, os secretários Horácio Negrão (Desenvolvimento Econômico) e Zeca Salgueiro (Planejamento), procurador-geral Wilson Sócio Júnior e o chefe de Gabinete Sérgio Domingues. NO gabinete estavam, ainda, as vereadoras Profa Janaína Beneli e Cristina Pieretti, e os vereadores Guilherme Spanguemberg, Isaac Altino, Ratolino, Sandro Leonardi e Vilmar Boy, além da diretoria da de Saúde e servidores municipais.
Terreno devolvido
Em julho de 2020, o Hoftalon devolveu o terreno de 28 mil m² que havia sido doado pela prefeitura para que ali fosse construído um hospital. A data, localizada na Gleba Bandeirantes, no conjunto Kasatu-Maru, ao lado do Museu Japonês, tem 28 mil m² e, em 2017, ano em que foi doado, foi avaliada em R$ 3,5 milhões.
No terreno ‘devolvido’ pelo Hoftalon está sendo construída a futura nova sede do CAPS, além da futura sede do TEC e do Samu, cuja Ordem de Serviço foi assinada na semana passada pelo prefeito Ailton Maistro (veja matéria na página 03).