Um bate-papo sobre a importância de denunciar a violência feminicida será realizado em celebração aos dois anos de atuação da organização
O Néias-Observatório de Feminicídios Londrina comemora dois anos de atividade com um bate-papo sobre a importância de denunciar a violência feminicida e os impactos do trabalho da associação para a sociedade. O evento será realizado nesta quarta-feira (26), às 19h30, no Sesc Cadeião (Rua Sergipe 55, Londrina), e terá entrada gratuita para toda a comunidade.
O objetivo do Observatório é dar voz às mulheres vítimas de feminicídio, a forma mais brutal de violência de gênero, e acompanhar e divulgar os julgamentos de feminicídios tentados e consumados na Comarca de Londrina.
Ao longo desses dois anos, o Néias já acompanhou quase 30 júris, buscando visibilizar para a sociedade as consequências dos feminicídios e cobrando da administração pública e do sistema judicial medidas eficazes de prevenção, punição, reparação de danos e restituição de direitos.
O evento de dois anos de Néias contará com a apresentação da criação do Observatório por Silvana Mariano, uma performance de Amanda Marcondes, dados sobre os julgamentos de feminicídios tentados e consumados nos últimos dois anos apresentados por Martha Ramirez-Galvez. Além disso, haverá um bate-papo com convidados e convidadas especiais, como Sueli Galhardi, presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Peterson Dias, Jornalista da Rede Massa, Ronaldo Braga, do Ministério Público, e Maria Goreti, sobrevivente da tentativa de feminicídio.
Em março em comemoração ao mês da mulher, o JR – Um Jornal Regional, em parceria com outras empresas, promoveu ações de conscientização sobre a violência contra a mulher, e entre elas uma roda de conversa que contou com a participação das jornalistas Carolina Avansini que é assessora de imprensa e integrante de Néias, e Cecília França da Rede Lume e integrante de Néias.