Reclamação antiga dos moradores daquelas redondezas, estrada rural de 6 quilômetros terminou de ser cascalhada na semana passada
A Estrada da Figueira, que tem cerca de 6km de extensão e fica depois do distrito do Bartira, na zona rural de Rolândia, “está 100% cascalhada”, como afirmou o secretário municipal de Infraestrutura, José Luís Polvani. O empedramento da estrada, muito utilizada por produtores rurais, terminou na terça-feira da semana passada e põe fim a enormes transtornos para os moradores daquele local, causados por chuvas fortes.
“Agora está tudo empedrada. Desde a entrada do distrito do Bartira até o limite com Cambé. Depois de muita luta, conseguimos. Agradecemos também ao apoio do JR – Um Jornal Regional, que nos ajudou nessa nossa batalha”, afirmou uma moradora do local, que preferiu não se identificar. Ainda segundo a moradora, a via ficava intransitável quando havia uma chuva mais forte.
E a luta foi longa mesmo. As melhorias na estrada eram pedidas há mais de 20 anos e apenas medidas paliativas eram feitas, isso a despeito da Estrada da Figueira ser uma das mais utilizadas na zona rural de Rolândia. A via é utilizada por aproximadamente 15 famílias, que vivem na região rural, e cerca de 20 produtores rurais que acessam diariamente a estrada. Produtores rurais, granjeiros, estudantes, entre outras pessoas, ficam ‘isolados’ quando havia chuvas fortes, impedindo-as de ir até a cidade.
Em abril de 2022, o JR fez uma matéria sobre a estrada, que tinha, à época, pouco mais de 2 km empedrados. A Secretaria de Infraestrutura buscava por pedras de cascalho ou por moledo. “Nessa gestão procuramos um dos moradores da estrada que tem uma pedreira e ele nos cedeu 200 caminhões que a gente já colocou na estrada. Por hora a prefeitura não tem mais pedra para colocar, nós dependemos de doação de proprietários de sítios e pedreiras. Tendo mais pedras vamos colocar lá”, prometeu Polvani na oportunidade. O secretário acredita que foram colocados cerca de 600 caminhões de pedra na Estrada.