Pedido de abertura de Comissão Processante contra Cristina Pieretti foi votado em agosto com placar de 6 a 4; na sessão desta segunda, votação foi de 9 a 0 pela não abertura
A Câmara Municipal de Rolândia votou novamente, na sessão desta segunda-feira (08), o pedido de abertura de uma Comissão Processante (CP) contra a vereadora Cristina Pieretti (PP). A votação, aberta e nominal, terminou com o pedido sendo rejeitado por unanimidade: 9 votos contra a abertura. Apenas presidente da Casa, Reginaldo Silva (PSD), não teve que votar.
O pedido de abertura de Comissão Processante contra Cristina Pieretti foi feito por um munícipe no ano passado e votado no dia 1º de agosto. Dos 10 vereadores, seis votaram pela abertura (Andrézinho da Farmácia, Janaina Benelli, Leandro Rodrigues – suplente de Cristina -, Ratolino, Reginaldo Silva e Rodrigão) e quatro votaram contra (Guilherme Spanguemberg, Isaac Altino, Sandro Leonardi e Vilmar Boy. Naquele momento, o entendimento da Casa era que seriam necessários 2/3 dos votos, ou seja, 7 votos. Por isso, o pedido foi arquivado.
A denúncia contra Cristina é de que teria havido, por parte da vereadora, o uso indevido de um carro oficial do Legislativo para um evento partidário.
Depois do arquivamento do pedido, o advogado do munícipe autor da ação foi ao STF (Superior Tribunal Federal). O STF pediu nova votação e determinou quórum para a abertura da CP deve ser a maioria simples da Câmara, ou seja, metade mais um dos parlamentares presentes.